PALESTRA DISCUTE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 16:55, por: cdb

Secretaria Especial da Mulher

PALESTRA DISCUTE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
19:48 Quinta-feira, 1 de Março de 2012

A gerente de Temáticas da Secretaria Municipal Especial da Mulher, Liliana Barros, ministrou, na tarde desta quinta-feira (01), palestra sobre gênero e o enfrentamento da violência contra as mulheres para uma plateia formada por pessoas que cumprem medidas sócioeducativas. O evento, realizado no auditório do Fórum do Recife, na Ilha Joana Bezerra, foi promovido pela Vara de Execução de Penas Alternativas. As atividades são alusivas ao 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Destinada a 950 pessoas, a atividade foi subdividida em quatro grupos, dois de manhã e dois à tarde.  Oitenta e cinco por cento do público era formado por homens, e apenas 15% constituído por mulheres. À tarde, Liliana apresentou alguns trabalhos da Secretaria Especial da Mulher, além de conceitos, causas e tipos de violência contra o gênero. “Participar de uma ação como esta é muito gratificante, pois a maioria dos ouvintes é formada por homens e, muitas vezes, eles é que são os agressores. Normalmente, nosso público é formado por mulheres”, disse. Segundo a gerente, algumas das poucas mulheres que participaram se identificaram e procuraram ajuda.

De acordo com a advogada do Centro de Referência Clarice Lispector, Jamyle Inácio, é importante promover o debate. “É preciso que as pessoas saibam os tipos de violência sofridos pela mulher para que o problema seja visualizado e resolvido. A população precisa conhecer, também, os serviços de apoio oferecidos, como o Centro e a Casa Abrigo Sempre Viva”, declarou. As palestras da manhã foram ministradas pela coordenadora da Casa de Abrigo Sempre Viva, Michele Couto.

G. S. O, de 23 anos, estava na plateia e declarou achar importante a iniciativa. “Discutimos como lidar com a questão da violência. Não sabemos de muita coisa, como os tipos de violência, por exemplo. É a primeira vez que assisto a uma palestra sobre o tema”, garantiu. Ainda nesta quinta-feira (02), acontece o Encontro de Mulheres Evangélicas da Igreja Batista Nacional, em Água Fria (Região Político-Administrativa 2). O evento foi agendado pelo Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo. A titular da Secretaria Especial da Mulher, Rejane Pereira, fará uma explanação sobre as conquistas e os direitos das mulheres, e a importância da emancipação política do segmento feminino.

Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro de Referência Clarice Lispector tem como objetivo acolher, informar, orientar e apoiar a mulher em situação de violência doméstica e sexista com as providências que se fazem necessárias a cada caso. O Centro dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais, além de atendimento gratuito pelo Disque-Orientação: 0800 2810107, com plantão 24 horas. O endereço é Rua Bernardo Guimarães, nº 470, Boa Vista – Recife.

– Prefeito anuncia acordo com a Contax para potencializar geração de emprego – João da Costa assina contrato com a Caixa para segunda fase do PAC II Beberibe – Prefeito lança Corrida das Pontes nesta quinta-feira – Prefeitura do Recife inicia atividades assinalando o Mês da Mulher – João da Costa inaugura Academia da Cidade na comunidade da Vila Cardeal – Prefeito e presidente da Contax assinam protocolo para contratação de novos profissionais para telemarketing – Motoristas da PCR entregam 47ª cadeira de rodas – Linha de crédito será disponibilizada para moradores de habitacionais- Dilma Rousseff e João da Costa entregam apartamentos da Via Mangue – Moradores comemoram nova vida nos habitacionais Via Mangue – Presidenta Dilma Rousseff e João da Costa anunciam R$ 2 bilhões para o PAC Mobilidade – Prefeito reúne imprensa para detalhar visita da presidenta Dilma Rousseff ao Recife – Prefeitura do Recife recupera praça no Coque – João da Costa e Presidenta Dilma inauguram habitacional Via Mangue II – Promotores da Paz aprendem a prevenir e combater incêndios no ambiente escolar – Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas – Prefeito confere últimos detalhes antes da inauguração do habitacional Via Mangue – Prefeito participa de coletiva sobre a visita da presidenta Dilma – Balanço: Semana Pré-carnavalesca se consolida no Recife – Recife faz melhor Carnaval do Brasil