Palestinos ocupam Gaza para conter ataques de radicais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de janeiro de 2005 as 09:41, por: cdb

Os palestinos deram mais um passo em direção ao reinício do processo de paz entre o presidente da ANP – Autoridade nacional Palestina – Mahmoud Abbas e os israelenses. Forças de segurança palestinas assumiram posições no norte da Faixa de Gaza nesta sexta-feira, em mais uma tentativa de conter os ataques de radicais contra Israel.

A movimentação das forças, simultaneamente a uma queda no ritmo da violência em Gaza nas últimos 48 dias, foi um sinal claro de que voltou a haver entre Israel e a Autoridade Palestina uma cooperaao inédita em mais de quatro anos de conflito.

As forças palestinas disseram que cerca de dois mil policiais paramilitares estão nas cidades fronteiriças de Beit Hanoun e Beit Lahiya, entre outros locais, para evitar que extremistas lancem mísseis e morteiros contra assentamentos judaicos da Faixa de Gaza e contra o sul de Israel.

Em Beit Hanoun, cenário de ações militares de Israel no passado, policiais armados revistavam veículos e um jipe patrulhava a estrada que leva ao posto fronteiriço de Erez, segundo testemunhas.

A redução da violência é fundamental para manter a retomada das negociações de paz esperada desde a eleição do moderado Abbas, em 9 de janeiro, para suceder o falecido presidente Yasser Arafat.