País da impunidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2007 as 14:10, por: cdb

CPI da Merenda

Em 11 de dezembro, foi apresentado na Câmara do Rio o relatório da CPI da Merenda, apontando prejuízo de R$ 75 milhões à Prefeitura carioca. O relatório recomendou ao Ministério Público a denúncia dos dirigentes das empresas Milano e Ermar, porque as duas empresas se acumpliciaram para afastar do processo de licitação os concorrentes. Segundo a CPI, a empresa Ermar apresentou recursos de impugnação contra todos os concorrentes, exceto a Milano, que então venceu facilmente a licitação. Já se passaram quase quatro meses e tudo continua como antes no país da impunidade.

Detalhe

Há outro fato impressionante, levantado pela CPI da Merenda, e que também está correndo o risco de ser sepultado pela inércia reinante: os diretores das empresas Ermar e Milano são parentes. A vereadora Andréa Gouvêa propôs encaminhar cópias do relatório à Delegacia Fazendária, ao Tribunal de Contas do Município e à Prefeitura, para complementar as denúncias de responsabilidade e de omissão funcional, mas nenhuma providência foi (ou será) tomada.

Manipulação

Em boa hora, a empresa CMA Educacional está lançando um Curso de Introdução ao Mercado de Ações. Todo curso ou seminário sobre a Bolsa é bem-vindo, desde que não se limite a explicações teóricas e seus professores realmente toquem no ponto principal – a permanente manipulação do mercado, que só favorece os profissionais e dá grandes prejuízos aos otários de sempre.

Poupança

Conforme esta coluna previu, mais uma vez o governo federal decidiu atender aos banqueiros e vai mudar a fórmula de cálculo da TR (taxa referencial) para reduzir a rentabilidade da poupança e do FGTS, sempre que a Selic (taxa básica de juros) cair abaixo de 12% ao ano. Tudo por dinheiro, como diria Silvio Santos.

Ejaculação

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, anunciaram ter comprovado a eficácia e a segurança do primeiro medicamento desenvolvido para ejaculação precoce, um problema que afeta cerca de 30% dos homens, sem perspectiva de cura. O novo remédio só tem um risco: os pacientes podem turbinar o efeito, ao tomá-lo junto com Viagra.

Falso seqüestro

Em São Paulo, mais uma mulher, Rosalina Ribeiro Régis, de 70 anos, morreu vítima do golpe do falso seqüestro. Ela teve um enfarte na madrugada, após ter sido informada de que uma das filhas havia sido seqüestrada. O falso seqüestro tem ganhado proporções inquietantes. Em apenas 45 dias, o Centro de Operações da PM registrou 3.150 ligações com queixas sobre o golpe, que já espalhou pelo país.

Novo dieta

Comer uma dieta rica em proteínas pode elevar a liberação de um hormônio que suprime o apetite, de acordo com estudo do University College, em Londres. A pesquisa sugere que uma dieta reforçada de proteínas (leite, carne, ovo, soja, feijão) pode ser um bom modo de perder peso e evitar voltar a engordar. Acredite se quiser.

Raiva

Existe uma crença de que descarregar a raiva pode ser uma boa forma de se acalmar, mas uma pesquisa da Universidade de Arkansas adverte que o método é ineficaz e pode até ser prejudicial. Ao invés de agredir os outros, socar travesseiros, gritar ou jogar objetos inanimados para longe, os pesquisadores acham que respirar fundo e tentar relaxar são os melhores remédios para dissipar a raiva. Realmente, faz sentido.