Os postos foram equipados com leitos, suportes para soro e colchonetes, além de diversos tipos de medicamentos Publicada em 24/03/2012 às 22:03

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 24 de março de 2012 as 20:11, por: cdb

Foto: Nelinho Oliveira
Postos foram equipados com estrutura refoçada

A Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) avaliou como tranqüila a noite de sexta-feira (24/03) da Festa de Arembepe. Das 18h até a meia noite e meia, foram registradas nove ocorrências, seis no posto localizado na Arena de Shows e três no estande instalado no circuito onde acontece o desfile dos blocos.

De acordo com a coordenadora de eventos da Sesau, Dora Guimarães, os casos mais comuns foram dor de cabeça, aumento da pressão arterial e uso excessivo de bebida alcoólica. “Estamos otimistas e esperamos que o movimento permaneça tranqüilo até o encerramento do evento”, revelou.

Para atender de forma confortável e eficaz as pessoas que necessitem de assistência média, os postos foram equipados com leitos, suportes para soro e colchonetes, além de diversos tipos de medicamentos, a exemplo de analgésicos, antiiflamatórios, antipiréticos, anti-hipertensivos, antieméticos, mais material para curativo e sutura. “Dispomos de tudo o que é preciso para um primeiro atendimento. Os casos mais graves são encaminhados para outras unidades”, explicou a médica plantonista, Radija Rocha.

Para realizar o serviço, umas equipe de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, trabalha das 11h até o encerramento dos shows. Além disso, três ambulâncias da Sesau estarão disponíveis em caso de necessidade de deslocamento de pacientes.

Os serviços da Sesau são reforçados com os trabalhos de agentes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estes últimos, responsáveis por averiguar as condições de higiene dos alimentos oferecidos no evento. Profissionais do Cres (Centro de Referência Especializada em Saúde) realizam ações educativas e distribuem preservativos.