Os benefícios da nutrição ayurveda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de novembro de 2012 as 11:33, por: cdb
A nutrição ayurveda é uma importante ferramenta terapêutica diária para promover a longevidade

A nutrição ayurveda é uma importante ferramenta terapêutica diária para promover a longevidade. A principal questão da boa alimentação parte da seguinte afirmação: “Se você come corretamente, de acordo com sua constituição, dificilmente adoecerá. Se isto acontecer rapidamente se recuperará. Se come errado, em desacordo com sua constituição, provavelmente adoecerá e terá dificuldades em restabelecimento”, esclarece Ma Prem Ila, diretora do IBRATA,  Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda, no Rio de Janeiro. No IBRATA Ila oferece cursos de culinário ayurveda onde a base é o Ghee, a famosa manteiga clarificada.

O objetivo do ayurveda é equilibrar os cinco elementos primordiais formadores do universo e de toda essência humana: ar, éter, fogo, água e terra. Esses elementos vão promover a harmonização doshica (Kapha, Pitta e Vata) que influencia a dinâmica integral do corpo, mente, emoção e espírito.

A rotina da alimentação é importante no ayurveda e a ingestão dos seis sabores (salgado, doce, picante, acido, amargo e adstringente), conhecidos como Rasa, também são aconselháveis. Assim, como a essência humana, os sabores também são formados pelos cinco elementos. Portanto quando algum dos elementos está exacerbado é importante atenção para priorizar em maior quantidade, o elemento diretamente antagônico.

A culinária ayurveda tem a ver com a cura e a melhora do metabolismo. Para isto, é primordial, o conhecimento da sua constituição doshica e o acompanhamento de um Terapeuta ayurveda que fará este diagnóstico e assim orientar para a receita de uma vida inteira.

Os alimentos doces produzem contentamento e prazer

Algumas curiosidades
Os alimentos doces produzem contentamento e prazer, acalmando os dosha Vata e Pitta, mas agravando Kapha. Na Ayurveda são considerados alimentos doces: açúcar, mel, arroz, trigo, leite, creme de leite, manteiga, carnes, óleos, Ghee e quase todos os grãos, entre outros. Os alimentos ácidos despertam a mente e os sentidos, acalmando o dosha Vata, mas agravando Pitta e Kapha. São considerados alimentos ácidos: limão e outras frutas ácidas, queijo e iogurte (devido à fermentação), tomate, vinagre, entre outros.

Os alimentos salgados acalmam os nervos e diminuem a ansiedade, acalmando o dosha Vata, mas agravando Pitta e Kapha. O sal é um alimento salgado e está presente em diversos outros alimentos.

Os alimentos pungentes abrem a mente e os sentidos, acalmando o dosha Kapha, mas agravando Vata e Pitta. São considerados alimentos pungentes: pimentas e temperos em geral, alho, cebola, gengibre, rabanete, entre outros. Os alimentos amargos clareiam os sentidos e as emoções, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas agravando Vata. São considerados alimentos amargos: verduras amargas, como chicória, rúcula, almeirão, entre outras, espinafre, ervas amargas, entre outros. Os alimentos adstringentes acalmam mentes irritadas ou nervosas, clareiam os sentidos e as emoções, e removem a letargia, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas agravando Vata. São considerados alimentos adstringentes: feijões, lentilhas, maçã, pêra, repolho, brócolis, couve-flor, batatas, entre outros.

Além disso, devemos considerar o que na Ayurveda chamamos de qualidades (gunas) dos alimentos. Estes podem ser: quentes ou frios, secos ou oleosos, leves ou pesados. Nossas dietas alimentares básicas devem levar em consideração nossa constituição, a presença dos seis sabores e a qualidade dos alimentos.

Receita de Ghee – manteiga clarificada

Colocar 3 barras de manteiga sem sal, em uma panela de aço inoxidável ou vidro.Leve a panela ao fogo em chama média. Alguns minutos depois a manteiga começará a derreter e após isto, começará a ferver. Ao começar a fervura, surgirá uma espuma branca. Com luma colher, retire toda a espuma e dispense. Após retirar toda a espuma branca, aos poucos ficará visível o fundo da panela. Quando o fundo da panela tornar-se totalmente visível, este é o ponto, a manteiga está clarificada.

Desligue o fogo e deixe a manteiga assentar em torno de 15 minutos.

Em seguida, passe a manteiga em um coador de algodão e acondicione em frascos de vidro, fechando-o.

Obs. 1: a manteiga deve ser sem sal.

0bs. 2: a panela não deve ser de alumínio

Obs. 3: A manteiga após pronta, não é necessário ir à geladeira.

O Ghee é vastamente utilizado na Índia por muitos e aplicado a medicina Ayurveda, como uma excelente ferramenta terapêutica, auxiliar a nutrição e a vários cuidados diários, que fazem parte da dinacharya (rotina diária), assim como, é considerado um remédio universal pelos adeptos a medicina indiana.

Pode ser utilizado como ingestão diária alimentar, como fonte de proteína para aqueles que praticam o lactovegetarianismo. Todas as pessoas podem utilizar o ghee como complemento alimentar, independente de ser ou não vegetariano, mas para repor alguns nutrientes e facilitar o funcionamento intestinal. O Ghee pode ser o substituto do óleo de cozinha, aplicando ao biscoito ou ao pão é muito apreciado. Quando existem queimaduras leves na pele, aplica-se ghee e logo em alguns minutos não haverá mais ardencia e não formará a bolha. Usa-se ghee na Índia, para tratar terçol, olhos irritados e vermelhos ou olhos secos. Nas narinas também, pinga-se ghee para diminuir o ressecamento, principalmente em épocas de poucas chuvas quando a estação fica muito seca. Uma massagem corporal com ghee ajuda a hidratar a pele e gerar disposição e bem estar, após a massagem, um banho morno usando bucha vegetal revigora as células e promove brilho a pele.

A manteiga clarificada é considerada um grande auxiliar para nutrir o corpo, a mente, o espírito e a emoção. Lanternas de ghee, ajudam a iluminar a mente no momento da meditação, trazendo clareza e paz, além de uma suavidade inexplicável a emoção. Utilizado em quantidades proporcionais a constituição individual, ajuda a equilibrar os cinco elementos ar, éter, fogo, água e terra e a criar harmonia aos três doshas – vata, pitta e kapha, devido ao fato de ser o ghee  um potente revitalizador que providencia Ojas (essencia vital), imprescindível a vitalidade humana. Não é um milagre, mas sim, uma verdade concreta e real para aqueles que o utilizam.