ÓRGÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR INFORMA BALANÇO DA FISCALIZAÇÃO AOS BANCOS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 15:25, por: cdb

26/01/2012 | 16:35

ÓRGÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR INFORMA BALANÇO DA FISCALIZAÇÃO AOS BANCOS

Diretor geral do Procon Goiânia divulgará amanhã, dia 27, às 10h30, na sede do órgão, o resultado da operação

O Procon Goiânia divulga amanhã resultado de mais uma operação realizada na capital. Desta vez, os estabelecimentos bancários da cidade foram alvo de fiscalização e, amanhã, dia 27, às 10h30, o diretor geral do órgão, José Alício de Mesquita, apresenta os registros da ação, realizada durante esta semana.

Na fiscalização, foram observadas as determinações previstas na lei municipal 8.911. De acordo com a legislação, todas as agências devem ter cadeiras disponíveis aos clientes, além de bebedouros do tipo pressão conjugado, copos descartáveis de fácil acesso e sistema de senhas contendo a data e a hora do atendimento. Há também o disposto sobre a instalação das divisórias, painéis, ou qualquer outro meio que individualize o atendimento, sendo esta uma das formas seguras de fazer transações nos caixas.

Outras fontes que nortearam a operação dos fiscais foram as lei 7.867, que prevê o limite máximo de espera pelo correntista na fila – 20 minutos em dias normais e 30 minutos antes e depois de feriados prolongados, e a 9060, que vigora na capital desde o dia 31 de dezembro e prevê que os bancos devem dispor de segurança 24 horas.

Bancos que descumprem a determinação são notificados e, se houver reincidência, são multados. O valor somado das multas aplicadas pelo Procon, até hoje, aos bancos da capital, passa dos R$ 6 milhões e algumas infrações continuam na dívida ativa.

Serviço
Assunto: Procon divulga registros da fiscalização aos bancos
Data: 27/01 (amanhã)
Horário: 10h30
Local: Sede do Procon Municipal (Avenida Tocantins, 191, Centro)