Operações no sul e leste do Afeganistão são suspensas pela ONU

Arquivado em:
Publicado Terça, 18 de Novembro de 2003 às 01:10, por: CdB

As Nações Unidas suspenderam as operações no sul, leste e sudeste do Afeganistão depois do assassinato de uma trabalhadora humanitária e após vários ataques terrorista no país.

Segundo informou na última segunda-feira a porta-voz adjunta da ONU, Maria Okabe, as operações continuam em outras regiões do Afeganistão, onde a organização tem mais ou menos 800 empregados internacionais, dos quais mais de 500 estão em Cabul, a capital.

- Esperamos que seja uma suspensão temporária, porque queremos retomar nossa assistência à população tão em breve quanto consigamos autorização dos encarregados de segurança - explicou.

A medida, que afeta as operações de ajuda humanitária, cuidados médicos e refugiados, foi adotada depois da morte no domingo da francesa Bettina Goislard, funcionária da Alta Delegacia para os Refugiados (Acnur), em um ataque na cidade de Gazni.

O ataque foi condenado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que o considerou 'injustificado'.

Annan disse que a situação de segurança no país levará a 'algumas mudanças na forma de operação' da ONU e que algumas medidas serão imediatas.

Também estimou que este último incidente, uma semana depois da explosão de uma bomba em frente aos escritórios da ONU em Kandahar, ressalta 'a urgente necessidade' de proporcionar uma maior segurança em áreas de perigo da capital, segundo a porta-voz.

Por isso, pediu ao governo afegão e à comunidade internacional 'que tomem as medidas necessárias para garantir a segurança da ONU e outras agências e do pessoal humanitário que proporciona assistência para a reconstrução de um Afeganistão em paz'.

Okabe falou que o pessoal local da ONU em Gazni foi enviado a suas bases mais próximas e o pessoal internacional levado a Cabul enquanto se avalia a situação de segurança e as medidas preventivas provisionais que podem ser tomadas para proteger todos os empregados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo