Operações Lei Seca e Barreira Fiscal ampliam áreas de atuação no Estado do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de novembro de 2012 as 12:23, por: cdb
Série Destaques do Ano vai mostrar, até o último dia útil do mês de dezembro

Coordenadas pela Secretaria de Governo, as operações Lei Seca e Barreira Fiscal foram destaque em 2012. Os  programas ampliaram suas atuações de fiscalização e conscientização nos dois semestres do ano. No Réveillon de 2012, a Operação Lei Seca já dava sinais de que conquistaria a população ao incluir em sua campanha de conscientização um passeio de balão na famosa praia de Copacabana. A ação, que começou no dia 26 de dezembro de 2011 e terminou no dia 1º janeiro de 2012, fez tanto sucesso que recebeu uma reedição no período do Carnaval.

Os voos gratuitos se repetiram na orla durante a folia. O período também contou com outras ações criativas: homensbalão percorreram blocos de rua e boias-blimps flutuantes foram colocadas na Lagoa Rodrigo de Freitas.
De acordo com o coordenador geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, nos dois momentos em que o balão esteve em funcionamento foram realizados mais de 1.230 voos. Além disso, as blitzes de fiscalização aconteceram todos os dias.

– De forma lúdica e divertida, conseguimos chamar a atenção da sociedade para o mote da nossa campanha – disse o major Marco Andrade.

Veja as realizações mais significativas de 2012

Aumento de efetivo e interiorização da operação
Em março, a Operação Lei Seca aumentou, pela primeira vez, seu efetivo de 200 para 250 agentes. A ampliação permitiu que a equipe iniciasse ações de fiscalização e conscientização no interior.

Prevenção é ampliada
Duzentas e duas palestras educativas foram realizadas em escolas, universidades e
empresas, 116 a mais do que no ano de 2011. A ação também foi incluída na novela Avenida Brasil.

Campanha desperta a atenção de seis estados
Representantes de seis estados (Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba e São Paulo) conheceram o funcionamento das blitzes e o trabalho de prevenção realizado por cadeirantes.

Números em 2012
Até o dia 22 de novembro, a Operação Lei Seca abordou 307.673 condutores e  multou 65.366 motoristas. No total, 27.007 carteiras de habilitação foram recolhidas e 9.847 veículos, rebocados.