Operação Limpeza: A nova comédia da Califórnia filmes estréia dia 23

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de fevereiro de 2007 as 14:43, por: cdb

Dirigido por Les Mayfield, com Cedric the Entertainer, Lucy Liu e Nicollette Sheridan a comédia segundo o diretor é uma interpretação cômica sobre um gênero de filme ‘quem sou eu?’, usando a Identidade Bourne como modelo.
 
 – Com o Cedric no papel principal, decidimos que seria uma adaptação engraçada desse gênero. Basicamente, o divertido da história é assistir seu personagem, chamado Jake, esforçar-se para descobrir quem ele é. Em um momento, ele acredita ser um agente secreto da CIA. Ao mesmo tempo, acredita ser um faxineiro e luta entre essas duas identidades diferentes, enquanto nós o assistimos colocar as peças no lugar – adianta Les Mayfield.
 
Cedric the Entertainer é Jake, um cara bonachão que acorda em um quarto de hotel com uma pancada na cabeça, ao lado de um agente do FBI morto e uma pasta contendo 250 mil dólares. Como se isso já não bastasse, Jake não se lembra como chegou lá ou quem ele é. A bonita e misteriosa Diane (Nicollette Sheridan, do seriado Desperate Housewives) aparece e reivindica ser sua esposa, levando-o a uma magnífica mansão, que diz pertencer a ele. Quando Jake descobre que Diane está tentando drogá-lo para obter informações, ele foge e, no dia seguinte, refugia-se em uma lanchonete local, onde encontra Gina (Lucy Liu), uma garçonete que afirma ser sua namorada. Gina diz que, na realidade, ele é faxineiro de um fabricante de vídeo games, mas Jake está convencido que é um agente secreto da CIA, de codinome The Cleaner, e se dispõe a provar.
 
Logo Jake e Gina são perseguidos por agentes do FBI e por Riley (Will Patton), um empregado da companhia de vídeo games. Riley diz a Jake que ele escondeu um dispositivo high-tech que incriminaria Hauck (Mark Dacascos), o presidente da companhia e cabeça-chave de um grande negócio de armamentos, que poderia ir por água abaixo. Enquanto isso, Jake tem lembranças de estar em uma zona de guerra montando uma arma. Cabe a Jake descobrir não somente quem ele é, mas também descobrir as identidades verdadeiras dos outros.
 
O filme estreou nos Estados Unidos em 5 de Janeiro e tem tido resultados acima do esperado em bilheteria.
 
Bastidores
 
Durante o período de revisão do roteiro por George Gallo, Cedric ajudou a compor seu personagem para um papel condizente com seu talento cômico.

– O que eu gosto de fazer como comediante é tentar identificar-me como um homem comum -, diz Cedric.

– Imagine ser apenas um trabalhador regular, um cara que acorda no meio de alguma operação grande do governo. Seu sentimento imediato seria, ‘Eu não estou preparado para isso!’ Mas, em sua mente, você acredita que pode fazer o trabalho. Assim, você o faz como um homem comum. Eu acho que pode haver um grande herói em todos nós se dada a oportunidade -, brinca Cedric.
 
Segundo o produtor Eric Rhone, o que faz esse projeto tão engraçado é a combinação de comédia, suspense, ação e, naturalmente, mulheres bonitas, que são espertas, sexy e resistentes. Jake é um homem que sonha em ser um herói… A perda de memória cai como uma luva para suas fantasias se aflorarem, enquanto é forçado a recriar a própria vida com pedaços de sua memória danificada e criativa.
 
Com Cedric no papel certo, o restante do elenco seguiu a trilha, como Lucy Liu, no papel da garçonete e namorada. 

–  Eu não tenho oportunidade de fazer muita comédia, mas quando faço, aprecio mais do que qualquer coisa, especialmente quando você a combina com ação -, explicou Liu.
 
Liu pensou que seria divertido fazer uma comédia, particularmente contracenando com Cedric the Entertainer.

– Eu acho que Jake e Gina têm uma química engraçada. Além de gostar muito de Cedric, foi por isso que eu participei do filme. Cedric traz uma energia calorosa e eu amo seu espírito generoso -, completou ela.
 
Nicollette Sheridan inter