Opas pede a viajantes que tomem vacinas para visitar Haiti

Arquivado em:
Publicado Terça, 08 de Fevereiro de 2011 às 12:05, por: CdB

Medida pretende evitar que passageiros internacionais levem doenças para a ilha caribenha, que já sofre com a epidemia de cólera; suspeitas de sarampo e poliomielite foram notificadas no país.

Cólera no Haiti

A sede da Organização Mundial da Saúde nas Américas, Opas, lançou um apelo a todos os visitantes internacionais ao Haiti para que sejam vacinados antes de entrar na ilha caribenha.

A recomendação foi feita após notificações de suspeitas de casos de sarampo e poliomielite no país. O Haiti já sofre com uma epidemia de cólera, surgida no ano passado.

Prevenção

Pelo menos 4 mil pessoas morreram e 210 mil foram infectadas. Mas, segundo a OMS, os números de morte e contaminação tem baixado após o trabalho de prevenção feito pelo governo haitiano com ajuda de agências internacionais.

O tenente-coronel, Maurício Cruz, falou à Rádio ONU, de Porto Príncipe, como as forças de paz estão ajudando o pessoal da saúde no combate à doença.

Medidas

"Nosso pessoal também tem transportado tanques d'água, tabletes de cloro para purificação de água, material de limpeza porque, basicamente, o ataque tem que ser feito pelas medidas de higiene", explicou.

As suspeitas de pólio na cidade costeira de Port-de-Paix já foram eliminadas após testes de laboratório. Já o caso de um bebê americano, de oito meses, com sarampo, que visitou o Haiti em dezembro, foi confirmado. A criança teria sido exposta à doença num aeroporto dos Estados Unidos a caminho do Haiti.

Desde 2001, nenhuma notificação de sarampo foi feita na ilha caribenha e em países das Américas. Por questão de precaução, a OMS regional incluiu vacinas contra pólio e sarampo no pacote de imunização para o Haiti em 2011.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo