ONU quer utilizar drones para “trabalhos de inteligência”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 15:31, por: cdb

A Organização das Nações Unidas estuda a possível utilização de aviões não tripulados (drones) em “trabalhos de inteligência” e busca de informação, confirmou uma fonte oficial nesta quarta-feira (28).
O tema foi apresentado perante um comitê da Assembleia Geral pelo departamento de operações de manutenção da paz, segundo o porta-voz oficial adjunto da organização mundial, Eduardo del Buey.

A ONU está nos primeiros passos da análise sobre o uso potencial dessa tecnologia, inclusive o apoio que a organização precisa dos Estados membros caso sua utilização fosse recomendada, apontou o porta-voz.

Trata-se de drones desarmados para trabalhos de vigilância e recopilação de informação, detalhou, ao esclarecer que ainda não há conclusões nem recomendações sobre o assunto.

A apresentação do assunto na Assembleia Geral esteve a cargo do chefe de operações dos capacetes azuis da ONU, o francês Herve Ladsous.

De acordo com o serviço informativo na internet Inner City Press, o tema despertou questionamentos nos círculos diplomáticos da ONU a respeito de quem capturará e utilizará a informação de inteligência que será recopilada com fundos das Nações Unidas.

Os receios também apontam para os serviços ocidentais que poderiam beneficiar-se com essas operações das Nações Unidas ao “se vestir de azul (a cor da ONU) e de sua imunidade”, agrega a fonte jornalística.

Fonte: Prensa Latina

 

..