ONU mobiliza assistência após terremoto em Mianmar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de março de 2011 as 10:36, por: cdb

Unicef vai enviar kits de saúde suficientes para atender 20 mil pessoas, enquanto o PMA e o Acnur informaram que estão prontos para mandar biscoitos energéticos, lençois e cobertores; segundo dados oficiais, 65 pessoas morreram.

Ajuda pronta

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Agências das Nações Unidas já estão preparadas para fornecer ajuda às vítimas do terremoto que atingiu Mianmar, a antiga Birmânia, nessa quinta-feira. Citando dados oficiais, o Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, informou nesta sexta-feira que o tremor de 6,8 graus na escala Richter matou 65 pessoas e deixou mais de 100 feridas.

De acordo com a nota, o governo do país já está fornecendo assistência básica aos afetados, enquanto a ONU e organizações não-governamentais mobilizam esforços em resposta ao incidente.

Redes Mosquiteiras

O Unicef planeja enviar kits emergenciais de saúde, suficientes para atender 20 mil pacientes em três meses. Os primeitos kits devem chegar à cidade de Tachileik neste sábado. A agência informa que material para purificação de água também pode ser enviado, caso solicitado.

O Programa Mundial de Alimentos afirma que pode mandar um estoque de biscoitos energéticos para Mianmar, enquanto o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, tem um estoque de lençois de plástico, cobertores, redes mosquiteiras e itens de cozinha prontos para a distribuição.

O Pnud disse que está pronto para enviar funcionários ao país, se requisitado. O Unodc confirmou que pode mobilizar três caminhões de grande porte e cinco pick-ups para transportar o material de ajuda.