ONU é favorável a tratado mundial para controle de armas

Arquivado em:
Publicado Quinta, 26 de Outubro de 2006 às 20:38, por: CdB

Um Comitê das Nações Unidas aprovou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, uma resolução para controlar as vendas de armas no mundo, primeiro passo para a elaboração de um tratado mundial para reforçar a legislação atual sobre o controle do comércio das armas.

Pelo menos 139 países apoiaram este texto, endossado por 15 personalidades agraciadas com o Prêmio Nobel, ao longo de uma votação organizada pela Comissão das Questões de Desarmamento e da Segurança Internacional da Assembléia-Geral das Nações Unidas. Apenas os Estados Unidos votaram contra.

A votação sobre um tratado mundial pode acontecer no início do próximo ano, com a chegada do novo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

- A votação em massa (do comitê) para chegar a concluir um tratado mundial sobre as armas é uma oportunidade histórica para os governos, para atacar a irresponsabilidade e o comércio imoral das armas -, disse a secretária-geral-adjunta da Anistia Internacional, Kate Gilmore.

- Qualquer tratado crível deve banir esses comércios que permitem os assassinatos, estupros, tortura e expulsão de milhares de essoas -, acrescentou.

Entre os Prêmios Nobel que assinaram a carta, estão o Dalai Lama, o arcebispo da África do Sul Desmond Tutu, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, e a Anistia Internacional.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo