ONU confirma que bomba destruiu hospital em Herat

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2001 as 14:05, por: cdb

A ONU anunciou nesta terça-feira, em Islamabad, que aviões americanos destruíram um hospital militar do Taleban nos arredores da cidade de Herat (oeste afegão). “A informação que recebemos nesta terça-feira é que um hospital foi atingido e que foi destruído”, disse numa coletiva a porta-voz da ONU, Stephanie Bunker. “Tratava-se de um hospital militar localizado em um acampamento militar nos arredores da cidade”, explicou.

A porta-voz assegurou desconhecer se o bombardeio causou vítimas e disse pensar que o ataque ocorreu segunda-feira. A organização também divulgou que bombardeios norte-americanos atingiram bairros civis em Cabul.

“É realmente difícil conseguir informações”, disse. A única forma de se relacionar com os empregados locais da ONU em Herat é mediante comunicações por rádio, controladas pelo Talebã. Na segunda-feira, o embaixador do Talebã, mulá Abdul Salam Zaeef disse que cerca de cem pessoas haviam morrido no ataque.

Um dirigente norte-americano confirmou que uma bomba pode ter se desviado e atingido um prédio em Herat, mas não esclareceu se era um hospital. “Estamos tentando conseguir mais informações sobre o tipo de prédio (atingido). Até agora não temos informações que nos levem a pensar que se trata de um hospital”, disse.