ONU: ‘6 mil jovens são infectados pelo HIV no mundo por dia’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de outubro de 2003 as 12:15, por: cdb

Quase metade da população mundial tem menos de 25 anos, de acordo com o relatório Situação da População Mundial 2003, divulgado nesta quarta-fiera pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O mundo tem hoje mais de 1,2 bilhão de adolescentes, com idade entre 10 e 19 anos. Destes, 87% vivem em países em desenvolvimento. O relatório aponta os principais problemas enfrentados por esses jovens, como pobreza, dificuldade de acesso à educação e doenças.

Segundo o estudo, 700 milhões de jovens vivem com menos de US$ 2 por dia e metade dos novos casos de infecção pelo vírus HIV atinge pessoas entre 15 e 24 anos. Todos os dias, seis mil são contaminados, uma média de uma infecção a cada 14 segundos.

“Se você começa a sua carreira de vida já na sombra da exclusão social, qual a sua chance de atingir um nível de desenvolvimento?”, questiona a representante no Brasil da UNFPA, Rosemary Barber-Madden. “O nosso objetivo não é de trazer tragédia e miséria para a mídia, nós estamos querendo chamar a atenção mundialmente para a questão de desenvolvimento mundial”, explica a representante.