Ônibus mudam seus trajetos para atender passageiros do Metrô em SP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2003 as 04:42, por: cdb

A São Paulo Transportes (SPTrans) prolongou várias linhas de ônibus municipais que têm ponto final nas proximidades de estações de Metrô. Estes ônibus seguem até o Parque Dom Pedro Segundo. É o caso das linhas que vão até o Metrô Artur Alvim.

Os ônibus seguem pela Radial Leste até a região Central de São Paulo. O mesmo ocorre com linhas que vão normalmente até a estação Itaquera do Metrô. Linhas que partem da região de São Miguel Paulista até estações de Metrô seguem pela Avenida São Miguel, Avenida Celso Garcia até o Parque Dom Pedro II.

Os ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu) e operados pela empresa Metra, que servem o corredor ABD podem ser opções na zona sul de São Paulo.

Estes veículos partem de São Bernardo do Campo e Diadema e vão até o Terminal Jabaquara, de onde é possível pegar ônibus municipais para a região central de São Paulo.

Ainda da região do Terminal Jabaquara, há um ônibus municipal que sai do limite dos municípios de São Paulo e Diadema e vai até o cruzamento das Avenidas Paulista e Bernardino de Campos. Esta linha serve como opção para os usuários que normalmente utilizam a linha Azul do Metrô e depois fazem baldeação com a linha verde do Metrô, que serve o ramal da Paulista.

Como opção a linha verde, existem várias linhas de ônibus que servem a Avenida Paulista inteira como as linhas Jardim Guaraú, Hospital das Clínicas, Lapa, Avenidas 508 L e Perdizes.

A Emtu prolongou o itinerário de 99 linhas intermunicipais até a estação da Luz, centro de São Paulo, para atender aos passageiros que utilizam o metrô. A linha 811, operada por microônibus da Viação Padre Eustáquio (Vipe), que faz o itinerário Santo André (Bairro Príncipe de Gales) – São Paulo (Metrô Ana Rosa) foi estendida até a estação Clínicas do Metrô.

A frota operacional das 14 linhas intermunicipais que têm ponto final no Parque D. Pedro II também foi reforçada em 130 veículos.

Estas linhas intermunicipais, operadas pelas Viações Padre Eustáquio, Santa Paula, Ribeirão Pires e EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) servem à capital, à região do Ipiranga e à Sacomã. No sentido Parque Dom Pedro, os ônibus seguem pela Rua do Manifesto , e no sentido ABC utilizam a Rua Silva Bueno.

Em outro ponto da zona Leste de São Paulo, região do Parque São Lucas, há ônibus intermunicipais que partem de Santo André, no ABC Paulista, que vão até a Estação da Luz ou até o Parque Dom Pedro II.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos opera com 100% da frota, além de estender os horários de pico e reduzir os intervalos entre os trens de 12 para 8 minutos, para atender a maior demanda de passageiros.

A Estação Corinthians Itaquera da CPTM, na linha E, permanece fechada para embarque e desembarque, devido à interligação com o Metrô.