OMS afirma que epidemia de Sars diminuiu em todo o mundo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de junho de 2003 as 19:16, por: cdb

A epidemia de Sars, ou pneumonia atípica, “superou seu ponto crítico” na China e no resto do mundo, informou nesta a Organização Mundial da Saúde (OMS) depois que o governo de Pequim não informou novos casos da doença pelo segundo dia consecutivo.

– É justo dizer que a epidemia de Sars superou seu ponto crítico. Podemos dizer isso considerando o mundo todo e podemos dizer também com relação à China. Creio que são boas notícias – destacou Henk Bekedam, representante da OMS na China.

No entanto, Bekedam disse que o mundo deve se manter vigilante diante da doença. Ele lembrou que o novo surto em Toronto sugere que uma nova epidemia poderia ocorrer caso seja feito um diagnóstico equivocado.

Mais de 5.000 pessoas foram contagiadas com a Sars, ou síndrome respiratória aguda severa, desde novembro, quando a doença começou a aparecer no sul da China.

A vida na capital chinesa voltou nesta quinta-feira ao normal depois de quase ter ficado paralisada há um mês. A cifra de novos casos decresceu embora as autoridades de saúde duvidem que tenham sido investigados todos os casos na cidade. Pequim informou até agora 181 mortes e mais de 2.500 doentes de Sars.