Olmert acredita que Israel é alvo preferencial do Irã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de maio de 2006 as 09:09, por: cdb

O Irã vê Israel como um alvo para a aniquilação, disse na quinta-feira o primeiro-ministro israelense interino Ehud Olmert, acrescentando que o Estado judaico era capaz de se defender frente ao programa nuclear de Teerã.

– Não devemos ignorar o que o presidente do Irã disse. Tudo o que ele disse foi para valer. O Estado de Israel, que foi transformado pelos líderes nocivos em Teerã em um alvo para a aniquilação, não está desamparado e tem a habilidade de se defender contra qualquer ameaça – afirmou Olmert ao Parlamento antes de uma moção de confiança sobre sua nova coalizão governamental.

Desmentido

Apesar das declarações do premiê israelense, o Exército iraniano desmentiu nesta quinta-feira as ameaças de atacar Israel feitas esta semana por uma autoridade militar, por afirmar que não tinham nenhum valor.

– As declarações do contra-almirante Mohamad Ebrahim Dehqan não têm nenhum valor para as Forças Armadas iranianas e representam um ponto de vista pessoal – declarou à imprensa o general Alireza Afshar, adjunto do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, diretor de cultura e propaganda.

O contra-almirante Dehqani, porta-voz das manobras militares de abril no Golfo, afirmou na terça-feira que Israel será o primeiro alvo do Irã no caso de agressão dos Estados Unidos.