Olinda espera receber 1 milhão de foliões

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005 as 11:04, por: cdb

Os tradicionais bonecos gigantes, maracatus, troças, blocos, afoxés, além de orquestras e passistas de frevo vão animar o carnaval de Olinda, que este ano deve reunir mais de um milhão de foliões de todos os lugares do mundo. A história, aliada à arte e cultura que acompanham a cidade, patrimônio da humanidade, desde o período da ocupação, estão representadas na cenografia montada no Palácio dos Governadores, sede da prefeitura.

O tema do carnaval deste ano, “Dos Caetés aos Tabajaras”, vai homenagear as etnias indígenas que primeiro habitaram Olinda. Bonecos e objetos gigantes simbolizando os costumes dos povos nativos integram a decoração do Palácio dos Governadores, ponto de maior circulação de pedestres do sítio histórico.

A ornamentação, criada pelo cenógrafo Fernando Augusto Gonçalves, foi esculpida em isopor e fibra de vidro. A intenção é transformar a sede da prefeitura numa taba indígena rústica, construída com madeira e palha.

A novidade do carnaval de Olinda este ano é o passódromo, estrutura montada na avenida Sigismundo Gonçalves, em frente à Praça do Jacaré, com passarela, palco, arquibancada e camarote. A idéia é proporcionar mais conforto ao público que vai assistir aos desfiles e shows e valorizar as apresentações culturais. Até terça-feira vão desfilar no novo espaço 30 agremiações olindenses