Oficina gratuita vai abordar técnica de cinema Time Lapse

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 10:27, por: cdb
  • Publicação: 26/03/2012 – 13:26h
  • Redatores: Adriana Panzini
  • Release N.º: 604
  • A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, traz a Indaiatuba a oficina gratuita “Time Lapse – Indaiatuba, Fotografia e Movimento”, coordenada por Thiago Ming, de 02 a 14 de maio, para maiores de 18 anos. As inscrições acontecem a partir de 03 de abril no Centro Cultural Wanderley Peres, mesmo local do curso, para 20 vagas disponíveis, das 08h às 17h. Quem quiser participar deve apresentar currículo e carta de interesse, além de portfólio, se houver, para seleção. Informações (19) 3825-2056.

    A oficina teórica e prática vai abordar os processos de criação e produção de uma obra cinematográfica documental de curta metragem a partir de sequências de imagens fotográficas de Indaiatuba (técnica time lapse), captadas pelos alunos. “Da aula 01 a 05, oferecemos a possibilidade de atuar na criação, planejamento e produção de um documentário observativo, incentivando a pesquisa, análise e entendimento dos espaços e sua ocupação pela sociedade”, destaca Ming. “Da aula 06 a 19, os alunos terão os fundamentos técnicos para aplicação prática de diferentes recursos de manipulação das imagens em pós-produção como recurso narrativo, em busca de uma linguagem experimental”, completa. No último encontro está prevista a exibição do filme realizado.

    Serão 08 aulas presenciais de 03 horas e 02 saídas (diurnas e noturnas) para a captação de imagens, em horário a combinar com os participantes. Haverá ainda uma aula de 07 horas (para montagem e finalização) e a exibição final do filme, totalizando 42 horas. A oficina acontece nos dias 02,03, 04, 05, 07, 08, 09, 10, 12 e 14, das 19h às 22h (dias úteis) e das 10h às 17h (sábado).

    Thiago Rinaldi Ming é formado em Comunicação Social pela PUC Campinas e especializando em artes visuais pela UNICAMP. Teve passagem por agências de publicidade e produtoras trabalhando com roteiro, edição, fotografia, design, animação gráfica e elaboração de projetos. Idealizador e realizador do projeto INCURTA (Oficinas Audiovisuais práticas no interior do Estado). Atualmente produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual.

    Técnica Time Lapse

    A técnica Time Lapse consiste em tirar várias fotos, do mesmo lugar, em determinados intervalos de tempo. As imagens ordenadas e dispostas sucessivamente formam uma sequência de vídeo em que a realidade se mostra acelerada. Este tipo de efeito alcançado neste procedimento é muito utilizado na ilustração de processos naturais como uma planta em crescimento e a formação de uma tempestade.

    Serviço

    Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II s/nº – Centro

    #