Oficina de qualificação sobre edital “Microprojetos Rio São Francisco” é realizada em Petrolina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 11:48, por: cdb

Cultura

01/03/2012

Oficina de qualificação sobre edital “Microprojetos Rio São Francisco” é realizada em Petrolina

Reunindo cerca de 100 pessoas, entre produtores, gestores e artistas, de diferentes segmentos culturais, ocorreu ontem (29), no auditório Josepha de Souza Coelho, na subseção judiciária da Justiça Federal em Petrolina, uma oficina de qualificação sobre o edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco. No evento, houve a presença da Secretária de Cultura do Município, Roberta Duarte, do representante da Fundação Nacional das Artes (Funarte) do Nordeste, Reinaldo Freire, e a Coordenadora Executiva de Microprojetos de Cultura, Anagilsa Nóbrega, que explicaram quem pode participar e como funcionará a seleção referente ao edital Microprojetos Rio São Francisco que segue aberto até 31 de março.

Na palestra foi exibido um vídeo com os resultados da edição anterior do edital ‘Microprojetos Amazônia Legal’, realizado pela Funarte e Ministério da Cultura (MIC) e repassadas orientações sobre as inscrições para a atual edição ‘Microprojetos Bacia do São Francisco. Nessa atual edição do edital, podem se inscrever proponentes de todos os municípios que fazem parte da Bacia do Rio São Francisco, como, por exemplo, Petrolina e Juazeiro que são cidades vizinhas e ribeirinhas.

O projeto irá conceder 1.050 prêmios para pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos no valor de R$ 15mil reais cada. O principal objetivo da ação é fomentar as atividades artísticas e culturais das populações da região da Bacia do São Francisco. Podem se inscrever no edital, projetos ligados a artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares (artesanatos, cultura afro-brasileira, cultura indígena, entre outras) e moda.

De acordo com a Secretária de Cultura, Roberta Duarte, Petrolina é um destaque no sertão nordestino e na diversidade cultural e a prefeitura sempre abraça e apoia as atividades ligadas aos setores de cultura. “Nossa cidade é um celeiro cultural e nosso objetivo é otimizar e ampliar os recursos públicos que vem para o município. Em editais anteriores Petrolina já conseguiu ser contemplada com projetos aprovados, mas a novidade é que agora, está ainda mais simplificada a inscrição, e dessa forma, oportunizando a participação de diversas pessoas”, exprimiu.

Capacitando e sensibilizando os participantes da palestra sobre a importância do Rio São Francisco, a Coordenadora Executiva de Microprojetos de Cultura, Anagilsa Nóbrega, comentou sobre a parceria com o município de Petrolina e da oportunidade oferecida às iniciativas culturais de baixo custo. “O microprojeto é uma nova realidade que beneficia pequenos artistas e artesãos no intuito de valorizar a história do Rio São Francisco. Fomos bem recebidos aqui em Petrolina, percebemos que a estrutura disponibilizada foi excelente e essa parceria que está iniciando pode se desenvolver em outras atividades também”, avaliou.

Para o artesão Emerson da Silva, a palestra auxiliou a entender melhor o edital para participar da seleção. “É muito importante essa ação, porque antes não tínhamos informações como essas que permitem reconhecimento e divulgação de nosso trabalho. Irei me inscrever e espero ser um dos contemplados”, disse.

Os projetos selecionados terão um prazo de seis meses, após a liberação do recurso, para serem executados. O processo de inscrição segue até o dia 31 de março e o edital pode ser adquirido no site da Funarte: www.funarte.gov.br.

Texto: Élida Maria
Foto: Marcizo Ventura
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
01/03/2012