Odontólogos da FMS participam de capacitação

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Março de 2012 às 06:30, por: CdB

"Rastreamento do Câncer Bucal", este será o tema da capacitação realizada com odontólogos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vinculada à Prefeitura de Teresina. O curso acontece de 2 a 4 de abril, no Centro de Formação Odilon Nunes, a partir das 8h.

Participam da capacitação 30 dentistas das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) que serão multiplicadores de conhecimentos para os demais profissionais de toda a rede. O curso será ministrado pelo professor doutor Fabrício Bitu, da Universidade Federal do Ceará, e tem como foco treinar todos os profissionais sobre o rastreamento do câncer bucal e diagnóstico precoce da doença.

A técnica da GEAB, Patrícia Viana, afirma que o curso tem o intuito de traçar dados sobre a epidemiologia e etiologia do câncer de boca no Brasil, abordar os princípios básicos da biologia celular do câncer, o diagnóstico de lesões potencialmente malignas da boca e, principalmente, o rastreamento de câncer de boca pela ESF.

Patrícia Viana explica que o curso se dará em duas etapas, "inicialmente com o módulo ministrado por Fabrício Bitu, realizando a formação de multiplicadores para, posteriormente, serem transmitidos os conhecimentos a todos os profissionais que trabalham nas equipes da Estratégia Saúde da Família, que formam a Atenção Básica em Saúde no município de Teresina".

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a doença afeta, em média, 14.120 pessoas por ano. O diagnóstico precoce da doença ocorre principalmente com visitas regulares ao cirurgião-dentista e hábitos saudáveis, como a escovação feita de maneira correta e o não uso do tabaco. É através da detecção da doença nos estágios iniciais que pode trazer a cura, uma vez que o tratamento das lesões iniciais do câncer bucal, por cirurgia ou radioterapia, tem bons resultados, com cura em 80% dos casos.

O câncer bucal acomete mais comumente o assoalho da boca, a porção lateral da língua e o palato mole, sendo facilmente visível a olho nu tanto pelo próprio paciente quanto por dentista ou médico. Esse tipo de câncer acontece principalmente em pessoas que fumam cigarro, ingerem bebida alcoólica ou que mascam tabaco.

Além da capacitação dos profissionais, a Prefeitura de Teresina vem investindo em projetos e ações que promovam a saúde da boca. Um deles é o Projeto "Sorria Teresina", que surgiu em outubro de 2011 e tem como finalidade desenvolver ações de prevenção com palestras, aplicação tópica de flúor. Além de fornecer informações e prestar serviços à população como forma de promoção da importância da saúde bucal.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo