Observadores da ONU desaparecidos no Congo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 21 de junho de 2003 as 11:06, por: cdb

Dois observadores das Nações Unidas desapareceram na cidade de Beni, no noroeste da República Democrática do Congo, depois de terem sido retirados dos seus escritórios por pessoas não identificadas.

Os desaparecimentos, desde última quinta-feira, acontecem pouco depois do assassinato de outros dois observadores da missão das Nações Unidas naquele país africano no mês passado, numa zona remota muito parecida.

As autoridades congolesas já enviaram para a região dois aviões transportando mais de cem policiais “de intervenção rápida”.

Beni encontra-se a 110 quilómetros a sudoeste da cidade de Bunia, onde se encontra uma força internacional formada principalmente por tropas francesas que desde o mês passado protegem os residentes da cidade da guerra tribal.

Os confrontos entre grupos rebeldes e o exército começou nas últimas semanas nas áreas que rodeam as duas cidades, estendendo ainda mais a rede de conflitos de uma guerra que já causou pelo menos três milhões de mortos desde 1998, principalmente por doenças e fome.