Obras na Rio Branco prosseguem com mudança no cruzamento com a Avenida Francisco Bernardino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 18:04, por: cdb

JUIZ DE FORA – 26/1/2012 – 17:53

Obras na Rio Branco prosseguem com mudança no cruzamento com a Avenida Francisco Bernardino

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início, nesta quinta-feira, 26, a mais uma importante intervenção do projeto de reestruturação urbanoviária da Avenida Barão do Rio Branco. Os profissionais das secretarias de Obras e de Transporte, da Cesama e das empresas contratadas pela PJF já estão trabalhando na abertura dos canteiros situados no cruzamento da via com a Avenida Francisco Bernardino. Esta ação vai permitir que os ônibus que vêm da Francisco Bernardino acessem diretamente a faixa central da Avenida Rio Branco no sentido Bom Pastor/Manoel Honório (veja esquema na imagem em anexo). Hoje, estes coletivos precisam sair da Francisco Bernardino e seguir pela Rua São Sebastião e Avenida Getúlio Vargas para, então, voltar à Rio Branco, um trajeto mais longo e que demanda mais tempo de viagem para os usuários.

Junto com esta ação, seguem os trabalhos na região central, no trecho entre a Rua Santa Rita e a Avenida Getúlio Vargas. Nesta parte da via, as equipes já promoveram a concretagem da baia do novo ponto de ônibus entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, bem como da baia na área de ampliação do ponto situado entre a Halfeld e a Santa Rita. No entanto, é necessário um período de sete dias para a cura do concreto, período em que estes espaços devem ser protegidos. A concretagem é necessária porque nas paradas de ônibus há um desgaste do piso, em função das frenagens, ocasionando ondulações na pista. Com este processo, este problema é eliminado.

O novo ponto terá cerca 130m de extensão contra os atuais 71m. Já a ampliação da parada da Santa Rita fará com que o ponto passe dos atuais 72m para 104m. Além disso, estão sendo ampliados os pontos na altura da Rua Afonso Pinto da Mota, sentido Manoel Honório/Centro, e da Praça do Riachuelo, no sentido contrário, que serão ampliados em 20m e 24m, respectivamente. Tais ampliações vão dar mais fluidez ao transporte coletivo, pois a espera por baias de embarque e desembarque de passageiros será menor.

Para este conjunto de obras, a pista central da Avenida Rio Branco, utilizada por ônibus, funcionará, em alguns trechos, em sistema pare e siga durante o dia. A partir das 20h, os coletivos estão sendo desviados para as pistas laterais entre o Bom Pastor e o Manoel Honório. Outras alterações no trânsito podem ser necessárias durante a execução das obras, e, caso isto ocorra, agentes de Trânsito farão o controle da área, orientando os motoristas e disciplinando o tráfego. A orientação é para que os motoristas tenham atenção redobrada neste trecho e, caso seja possível, utilizem caminhos alternativos.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.

Veja o anexo

SECRETARIA DE TRANSPORTE