Obras do Pan passam pelo crivo da Câmara dos Vereadores

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Janeiro de 2005 às 09:51, por: CdB

A organização do Pan-Americano de 2007 pode conquistar nesta quinta-feira uma de suas maiores vitórias: a aprovação do Projeto de Estruturação Urbana (PEU) na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, que vai possibilitar as construções de uma arena poliesportiva, um parque aquático e um velódromo no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

O PEU, que permitirá que o autódromo seja explorado com fins comerciais, como também o aumento do gabarito (autorização para construção de grandes prédios), será votado em segunda discussão. Na última terça, ele foi aprovado por 47 a 0, em primeira discussão.

Nesta segunda votação o projeto já está com sua redação final, que determina que só na área do autódromo haverá aumento de gabarito. Essa foi um pedido da bancada de oposição, para evitar o processo de especulação imobiliária.

Outra emenda ao PEU é sobre a favela da Vila Autódromo, próxima ao local. Ficou decidido que a Prefeitura terá que entrar em acordo com os moradores, podendo haver até desapropriações.

Se o PEU for aprovado, a expectativa é que o consórcio Rio Sport Plaza, vencedor da licitação da prefeitura, comece as obras no local em 60 dias. O grupo vai investir R$ 460 milhões nas construções e em troca vai explorar o autódromo por 50 anos.

O aumento do gabarito foi necessário, pois o consórcio pretende construir um hotel de 22 andares perto do portão 7. Pelo cronograma da Prefeitura do Rio, as obras dessas três instalações deveriam ter começado no segundo trimestre de 2004.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo