Obras das novas unidades de saúde têm ritmo forte

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 17:48, por: cdb

 

No início da semana, o prefeito Marcelo Barbieri vistoriou obras em andamento pela cidade, especialmente na área da saúde. Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas Valter Rozatto, Marcelo visitou primeiro a futura Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim Adalberto Roxo, próximo ao Selmi Dei. Serão construídas salas para gabinetes odontológicos, salas de consultas, de observação, recepção e prontuários, além de sala de esterilização, consultórios e corredores de circulação com iluminação natural para melhor recepção, e banheiros também para portadores de deficiências, entre outras melhorias. Já foram realizadas as obras de fundações, contra-piso e estão sendo erguidas as paredes laterais. Segundo o prefeito Marcelo, além do Adalberto Roxo, outras quatro USFs são construídas em Araraquara: na Vila Xavier, Alto de Pinheiros, Jardim Brasília e Paraíso. 

Prefeito ao lado do encarregado da obra da UBS no Jardim Adalberto Roxo

 “Estas novas unidades, feitas em parceria com o Ministério da Saúde, irão fortalecer a rede básica e humanizar ainda mais o atendimento público na cidade”, enfatiza Marcelo. Conforme acrescenta o prefeito, a humanização da saúde consiste no trabalho das equipes de agentes comunitários, que atuam diretamente na promoção da saúde, prevenção, recuperação, e reabilitação de doenças na comunidade onde a unidade é inserida. Estabilização Marcelo e Rozatto vistoriaram as obras da Sala de Estabilização do setor IV do Jardim Selmi Dei, que oferecerá atendimento de urgência e emergência 24 horas à população. Outra Sala de Estabilização nos mesmos moldes está construída no bairro Vale do Sol, junto ao Acapulco. Também foi vistoriada pelo prefeito e pelo secretário de Obras as obras da UPA Central (Unidade de Pronto Atendimento). Localizada na Via Expressa, próximo à Arena da Fonte, a unidade possui 1.050 metros quadrados e terá diversos ambientes para o melhor atendimento à população. Os recursos das obras da UPA Central são do Ministério da Saúde (com contrapartida da Prefeitura), que também destinará uma verba mensal para custeio da unidade. A UPA 1, da Vila Xavier, foi entregue pelo prefeito Marcelo em abril de 2011.

  Pacote A construção das novas unidades de saúde em Araraquara integra o pacote de obras no setor, que terá 12 unidades no total e serão entregues à população ainda neste ano de 2012. Dentre estas obras, destaca-se a nova Gota de Leite, já entregue pelo prefeito Marcelo no último dia 8, Dia Internacional da Mulher. A Maternidade fica na Rua Carlos Gomes, Centro, ao lado da Praça Pedro de Toledo. Ainda de acordo com o prefeito Marcelo, o fortalecimento da rede de Atenção Básica em Araraquara segue o novo modelo definido pelo Ministério da Saúde, que prioriza a humanização do atendimento, o acolhimento dos pacientes e a participação de todos os atores – população, profissionais e gestores – para o avanço do SUS, ou Sistema Único de Saúde.