Obra perdida de Cézane será exposta na Itália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007 as 20:04, por: cdb

Historiadores de arte italianos encontraram uma pintura do artista francês Paul Cézanne que o mundo artístico tinha perdido de vista havia mais de 60 anos. O quadro será exposto publicamente pela primeira vez desde 1945.

A obra Cena in casa di Simone ou “Ceia na casa de Simone”, é um dos trabalhos do início da carreira do pintor pós-impressionista, da época em que ele copiava obras-primas dos velhos mestres na galeria do Louvre. É a versão pintada por Cézanne de um original do pintor do século 16 Paolo Veronese.

Pintado em óleo sobre tela e medindo apenas 61 por 29 centímetros, a tela foi exposta pela última vez em 1945, numa galeria de Florença.

– Depois disso, perdeu-se o rastro dela, em parte pelo fato de não ser mostrada no catálogo -, disseram os organizadores na nova exposição.

– A descoberta dessa pintura foi fruto de mais de dez anos de pesquisas -, disse a historiadora de arte Francesca Bardazzi, que encontrou a tela numa coleção particular pertencente a um herdeiro do colecionador de arte americano Egisto Fabbri.

Bardazzi se negou a estimar o valor da pintura. As obras de Cézanne podem ser vendidas por dezenas de milhões de dólares em leilões.

A exposição intitulada Cézanne a Firenze, que inclui mais de 20 trabalhos de Cézanne e outros de artistas que incluem Picasso e Van Gogh, terá lugar no Palazzo Strozzi, em Florença, entre 2 de março e 29 de julho.