Obra de recuperação da Feira da Praia Grande entra na reta final

Arquivado em:
Publicado Quarta, 29 de Fevereiro de 2012 às 11:43, por: CdB

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços (Semosp) e da Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph), está finalizando mais uma obra para conservação de monumentos históricos da capital. Parte integrante do projeto “Cores de São Luís”, as obras da Feira da Praia Grande estão adiantadas.

 

O projeto contempla melhorias de instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de placas de sinalização e, ainda, a implantação de uma gestão compartilhada entre os poderes público, privado e sociedade civil. A cor – amarelo glorioso – foi escolhida por ser similar à cor original, aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e doada pela empresa Tintas Coral, parceira do projeto.

 

“A obra está a todo vapor. Tudo está acontecendo conforme o programado”, disse o titular da Setur, Liviomar Macatrão.

 

Há uma grande expectativa para a entrega da Feira, pois a Prefeitura está programando grandes eventos culturais para abrilhantar o momento. Vários grupos folclóricos e artistas locais estarão presentes, transformando o ato em uma grande festa ludovicense.

 

A Setur pretende potencializar o local como ponto turístico, já que é o segundo local mais visitado de São Luís, perdendo apenas para a Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé). A ideia é criar estratégias para alavancar o turismo na Feira, como capacitação dos feirantes, distribuição de mapas, material promocional de eventos municipais, isopores e souvenirs caracterizados com a marca do mercado, posto de informações turísticas, além da iluminação artística do portal de entrada.

 

Parceria O “Cores de São Luís” é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, numa ação conjunta das secretarias municipais de Turismo (Setur), de Obras e Serviços (Semosp), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), de Comunicação (Secom) e das fundações municipais de Patrimônio Histórico (Fumph) e Cultura (Func). Conta, ainda, com a parceria do Sebrae, Convention & Visitors Bureau e Coca-Cola.

 

A Feira da Praia Grande ou Casa das Tulhas representa todo o quadrilátero na Rua da Estrela com Rua Portugal.  Foi construída no início do século XIX, em 1820, e tem como principal atividade a comercialização de frutas, verduras, bebidas e doces regionais, artesanato, mariscos, etc.

 

Atualmente, é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade e tem grande valor artístico-cultural, atraindo amantes da boemia, jovens e turistas de todo o mundo.

 

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo