Obra contra vazamento no Lago 2 quase pronta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 14:37, por: cdb

Ricardo Boni/SMCSOs engenheiros do SeMAE esperam que, após a conclusão do sifão, da travessia e da interligação, a nova rede seja totalmente ativada em marçoO SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto informa que na próxima semana deve ser concluída a instalação do sifão sob o córrego Aterradinho e avenida Murchid Homsi. A obra é fundamental para acabar com o vazamento de esgoto que ocorre no lago 2 da Represa Municipal.

Apesar da chuva, o trabalho está dentro do cronograma estipulado para sua realização. O novo sifão irá compor o sistema de coleta de esgoto dos interceptores a montante da travessia, instalados na margem esquerda do rio Preto e que conduzem os efluentes da elevatória do Porto de Areia.

Com isso, a antiga rede, que não atende mais a demanda e apresenta problemas de vazamento em decorrência do desgaste natural provocado pelo tempo, será desativada.  A nova, instalada pelo SeMAE, além de ter sua capacidade aumentada, está distante da margem da Represa. Sendo assim, se ocorrer algum acidente, o esgoto não irá atingir a Represa.

No caso do sifão, a opção da Autarquia sobre o método de instalação foi o não destrutivo. Mais moderno e que provoca menos transtornos à população e ao trânsito, já que é realizado sem escavações, por meio de perfuração direcional e guiada à tubulação.

Os engenheiros do SeMAE acreditam que, após a conclusão do sifão, da travessia e da interligação, a nova rede seja completamente ativada em março. O investimento total na obra, rede e sifão, é de R$ 1,7 milhão.

No dia 10 de fevereiro será a abertura dos envelopes da licitação para a construção e complementação de interceptores de esgoto sanitário na margem esquerda do lago 1 da Represa. O investimento será de R$ 4,3 milhões.

“O problema do vazamento de esgoto no lago 2 será resolvido logo após o Carnaval e com a licitação para o espelho 1 da Represa estaremos concluindo todo o projeto da nova rede coletora da margem esquerda, moderna e ampliada para atender a real demanda que possui atualmente”, salienta o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.

Assessoria de Comunicação SeMAE