Obesidade zero

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 10 de junho de 2003 as 12:08, por: cdb

Há cinco meses preocupado em achar a mesa para oferecer três refeições por dia ao povo brasileiro, o presidente Lula da Silva precisa, mesmo, encontrar um cardápio para os bem-nutridos, em cujo contingente, data venia, Sua Excelência se encontra. Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), a doença mata 100 mil brasileiros por ano. Mais do que a fome, mortal mesmo é a vontade de comer.

Outro dado preocupante para o Fome Zero: de acordo com a Associação Pan-Americana de Saúde, os pobres estão cada vez mais gordos pelo excesso de álcool e dieta rica em carboidratos, gordura e açúcar, alimentos que matam a fome, mas também a pessoa. Trata-se de um prato feito para os contemplados com os tais vale-alimentação.

Pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association faz um alerta que não atinge o presidente, hoje às voltas com o excesso de peso: quem tem obesidade aos 20 anos pode viver até 20 anos menos. Não é o caso do companheiro Lula que, aos 20 anos, era magro como o Marco Maciel, tomava vinho de garrafão, passava ao largo dos banquetes, e nunca ouvira falar em Romanée-Conti.

ROUPA SUJA
O presidente Lula almoça quinta-feira com os 23 senadores do PT, PSB, PTB e PL, para a primeira lavagem de roupa suja com a base política no Senado.

Cada senador terá cinco minutos para dizer o que está bom e o que pode melhorar, explicou o líder do PT na Casa, Tião Viana. Porta-voz dos insatisfeitos, a senadora Heloísa Helena (PT-AL), convidada, ainda não confirmou presença.

A PROPÓSITO
PDT e PPS não foram convidados para o almoço de quinta-feira. Apesar de aliados, não fazem parte do bloco governista no Senado. Tem gente que não está gostando da discriminação.

ANOTEM
Circulam nos bastidores da CBF que o afastamento, em licença, do presidente Ricardo Teixeira seria para evitar alguns constrangimentos.

Que, segundo as más-línguas, seriam inevitáveis.

É BACALHAU!
O novo procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, esteve ontem no Senado para se apresentar à Casa, onde, amanhã, deverá ser sabatinado.

Só então, se agradar aos senadores, poderá assumir a vaga de Geraldo Brindeiro. Bem-humorado, mostrou que já aprendeu a driblar a imprensa:

– Só falo com vocês sobre o Vasco.

ARROZ-DE-FESTA
O presidente Lula deve comparecer domingo, dia 22, em São Paulo, à megaparada do Orgulho Gay. Com dona Marisa, é claro.

VESTÍGIOS
O RioParade, domingo, na Avenida Rio Branco, deixou marcas no centro do Rio. Transformada em banheiro público, a calçada do Teatro Municipal ainda ontem exalava cheiro do material aliviado pelo público que prestigiou o espetáculo.

BOLA CHEIA
Nem Pelé, nem Maradona – que disputam a coroa de rei do futebol – tiveram igual status.
Andar de calcinha vermelha, usar cortes de cabelo extravagantes e ter a beleza de um galã de cinema, para David Beckham, capitão da seleção inglesa, rendem mais privilégio do que jogar futebol.

O técnico da Inglaterra, Sven Eriksson, afirmou ao tablóide britânico Daily Mirror que Beckham merece tratamento Vip devido à sua popularidade e que o bonitão não pode ser tratado do mesmo modo que os demais jogadores.

ZOOTECA
O Flamengo é o Urubu; o Cruzeiro, a Raposa.

Palpite de um rubro-negro: vai dar zebra.

INCOBRÁVEIS
Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Francisco Fausto, o débito trabalhista do setor público em precatórios chega a R$ 15 bilhões:

– Em muitos casos, essas dívidas estão praticamente esquecidas pelo Judiciário, porque não há como cobrá-las.

Inconfidências

>> O presidente da Câmara Municipal, Sami Jorge, apresentou projeto de lei para tombar o painel “Paisagem urbana”, de Ivan Freitas, localizado na lateral da Escola de Música da UFRJ, na Lapa.

>> O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ruy Cezar, e o presidente da Federação Aquática do Rio, Marcos Firmino, assinaram convênio para implantação de projeto de natação no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

>> O Mil