O governo entra no debate da regulação da mídia

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Setembro de 2011 às 11:46, por: CdB

Recrudesceu no fim de semana, até em decorrência do 4º Congresso Nacional do PT, a confusão proposital estabelecida pela mídia entre a defesa que fazemos da regulação da mídia e a história de censura à imprensa que ela in=mpinge a seu público, com o objetivo de confundí-lo e por fugir do tema regulamentação como o diabo foge da cruz.

Todo mundo do lado de cá, do PT e do governo, já esclareceu isso exaustivamente: regulação tem a ver com as práticas da mídia no dia a dia, com os monopólios que ela detém e precisam ser derrubados, com a forma do noticiário, a falta de ética, o desrespeito à cidadania, à sociedade, a seu público leitor, principalmente o abuso diário que ela pratica em se tratando do respeito ao direito à presunção da inocência.

Muito boas, portanto, as intervenções dos ministros de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, no 4º Congresso, ao tratarem dessa questão da regulação da mídia.  A ministra Ideli Salvatti afirmou que o país precisa de uma lei que imponha "limites e direitos" ao setor de comunicações. Ela reiterou que a presidenta Dilma é "terminantemente contra" a censura à imprensa.

"Todos nós temos convicção de que a liberdade de imprensa deve ser mantida a qualquer preço e a qualquer custo no país", afirmou a articuladora política. O ministro secretário-geral da Presidência, sintetizou o essencial: "o marco regulatório é bom para o país e para a imprensa séria". Gilberto criticou o tratamento dado pela imprensa ao tema. Segundo o ministro, "falar em censura é oportunismo" e adiantou que o governo encampará a proposta em elaboração no Ministério das Comunicações.

O trecho da resolução sobre a imprensa aprovado no 4º Congresso diz que "o jornalismo marrom de certos veículos" deve ser "responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar".Regulação da mídia, é o que escrevo sempre, aqui: não é censura e não tem nada a ver com censura, e existe em todos países democráticos do mundo.


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo