O Brasil tem capacidade tecnológica e agrícola invejável, diz Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de junho de 2003 as 16:18, por: cdb

O presidente Luís Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira, ao inaugurar o Terminal Ferroviário da Ferronorte de Alto Araguaia (MT), que o povo brasileiro precisa ter ousadia para que o país se desenvolva. Ele atribuiu o atraso do país ao descaso dos governantes, que não fizeram “as coisas certas nas horas certas”.

– O Brasil só acabou com a escravidão depois que vários países já tinha acabado com ela; o Brasil só proclamou sua independência quando vários países já tinha proclamado. Tudo isso contribuiu para o atraso brasileiro – afirmou.

Lula garantiu, no entanto, que no seu governo vai fazer de tudo para contribuir com o desenvolvimento do país e investir para que se retome o projeto de extensão da malha ferroviária brasileira.

– O Brasil tem capacidade tecnológica e agrícola invejável, por isso, é necessário investirmos na extensão da malha ferroviária – acrescentou.

O Terminal Ferroviário da Ferronorte, localizado no Km 15 da BR-364, é considerado um dos mais modernos do mundo. Tem capacidade estática de armazenagem de até cinco milhões de toneladas/ano e pode movimentar aproximadamente 22 mil toneladas diárias, o equivalente a 880 caminhões de 25 toneladas. Cada locomotiva transporta cerca de 10 mil toneladas.