Hugo Cabret lidera indicações ao Oscar incluindo a categoria de melhor filme

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 12:56, por: cdb

Os filmes O Artista, mudo e rodado em preto e branco, e A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, lideraram o grupo de indicados ao Oscar na terça-feira, incluindo uma indicação para cada um na categoria de melhor filme, na competição pela maior premiação do cinema mundial.

Hugo Cabret
Atriz Jennifer Lawrence e presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Tom Sherak, anunciam os indicados ao Oscar de melhor filme de 2012 em Beverly Hills

A Invenção de Hugo Cabret, o filme em 3D de Scorsese que explora a magia do cinema, ficou com a maioria das indicações – 11 no total –, incluindo uma na categoria de diretor. O Artista, que levou muitas das premiações que precedem o Oscar, teve dez indicações ao todo.

Ambos ficaram bem à frente dos outros principais indicados, incluindo o filme sobre beisebol O Homem que Mudou o Jogo, com seis indicações, e Cavalo de Guerra, a história de Steven Spielberg sobre a Primeira Guerra Mundial, que também teve seis indicações.

Ao lado desses quatro filmes estão na disputa do melhor filme o drama familiar Os Descendentes; o longa sobre direitos civis Histórias Cruzadas; o filme de Woody Allen Meia-Noite em Paris; A Árvore da Vida, de Terrence Malick; e o filme sobre 11 de setembro Tão Forte e Tão Perto.

Embora A Invenção de Hugo Cabret conte com 11 indicações, elas foram destinadas em grande parte a categorias relativamente menos importantes, como direção de arte e figurino. As dez indicações de O Artista, em contraste, incluem as de melhor atriz coadjuvante (Berenice Bejo) e melhor diretor (Michel Hazanavicius).

As indicadas para o prêmio de melhor atriz foram: Meryl Streep, retratando a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em A Dama de Ferro; Glenn Close em Albert Nobbs; Viola Davis por sua atuação em The Help; Rooney Mara em The Girl with the Dragon Tattoo; e Michelle Williams em My Week with Marilyn.

A animação Rio, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, ficou de fora da disputa de melhor animação, mas a música Real in Rio, de Carlinhos Brown e Sergio Mendes com letra de Siedah Garrett, foi indicada ao Oscar de melhor canção original.

Clooney X Pitt

A disputa para o prêmio de melhor ator incluirá uma briga intrigante entre os amigos George Clooney e Brad Pitt. Clooney foi indicado por seu papel como um pai que tenta manter a família unida em tempo de crise em Os Descendentes e Pitt por sua atuação como um executivo do beisebol em O Homem que Mudou o Jogo.

A dupla de galãs de Hollywood, porém, enfrentará dura competição vinda do francês Jean Dujardin, que interpreta a estrela silenciosa de O Artista, de Gary Oldman em O Homem que Sabia Demais e Demian Bichir em A Better Life.

Os prêmios do Oscar são distribuídos anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e os vencedores deste ano serão conhecidos em uma cerimônia de gala em Hollywood no dia 26 de fevereiro.

Os prêmios incluem uma ampla variedade de temas, desde o delicado O Artista aos dramas mais sérios como Os Descendentes e Tão Forte e Tão Perto, até os filmes de arte como A Árvore da Vida.