"O ano em que meus pais saíram de férias" abre Festival de Berlim

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Fevereiro de 2007 às 16:49, por: CdB

O 57º Festival Internacional de Cinema de Berlim começa nesta quinta-feira e conta, este ano, com a presença do filme "O ano em que meus pais saíram de férias", do cineasta Cao Hamburguer. O filme nacional disputará o Urso de Ouro de Melhor Filme da mostra que se
estenderá até o próximo dia 18.

Desde 1998, quando "Central do Brasil", de Walter Salles, ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme e Fernanda Montenegro, o prêmio de melhor atriz, o Brasil não tinha um representante brasileiro na categoria principal do festival.

Entre os destaques desta edição estão a presença maciça de estrelas de Hollywood, o trágico retrato cinematográfico La Môme - la vie en rose, sobre Edith Piaf, de Olivier Dahan, e uma grande sensibilidade sobre os acontecimentos que comovem o mundo contemporâneo.

- O Festival de Berlim sempre foi e é um festival político e, por isso, entre os filmes escolhidos para esta edição está a produção americana Bordertown, de Gregory Nava, com Jennifer López e Antonio Banderas, sobre o assassinato de mais de 500 trabalhadoras mexicanas em Ciudad Juárez -, disse o diretor da mostra, Dieter Kosslick.

- Por isso o filme foi incluído na seção principal, para disputar o Urso de Ouro e os Ursos de Prata, e para que este escândalo se esclareça de uma vez por todas -, disse Kosslick.

Com cerca de 400 filmes, entre eles 100 estréias mundiais, 26 filmes em concurso, entre eles dois da América Latina - além do brasileiro, o outro representante da região é o argentino El outro, de Ariel Rotter -, o festival está no limite e requer uma ampliação.

Nos bastidores, é aguardada a chegada de várias estrelas hollywoodianas à capital alemã. Acompanhado do protagonista Matt Damon, Robert De Niro apresentará seu filme de suspense "O bom pastor", sua segunda produção como diretor, depois de "Desafio no Bronx".

Clint Eastwood exibirá em caráter hors-concours o drama bélico "Cartas de Iwo Jima", segunda parte de seu "díptico" sobre a sangrenta batalha nesta ilha do Pacífico, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Steven Soderbergh apresentará, por sua vez, The good german, com George Clooney no papel de um jornalista americano na Berlim do pós-guerra. Clooney, no entanto, não poderá comparecer ao festival porque está rodando outro filme.

Entre as musas da meca do cinema americano aguardadas em Berlim, Sharon Stone virá para a primeira exibição de When a man falls in the forest, de Ryan Esslinger.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo