Número recorde busca Serasa para zerar cadastro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 2 de junho de 2003 as 09:34, por: cdb

Nos primeiros quatro meses deste ano, houve um aumento histórico na quantidade de pessoas que pagaram suas contas atrasadas para limpar o nome na praça. De acordo com levantamento da Serasa, 526,4 mil pessoas procuraram informações para regularizar suas contas no Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão da entidade, o maior número já registrado na comparação quadrimestral. O número de registros de pendências financeiras que foram resolvidas de janeiro a abril de 2003 é 72% da quantidade de novas pendências incluídas no mesmo período.

Segundo a Serasa, dois fatores explicam esse recorde. O primeiro é o próprio aumento da inadimplência deste ano. Quem estava devendo procurou resolver parte dos problemas para não ser ainda mais prejudicado. A segunda razão se refere ao comportamento do consumidor, que hoje procura renegociar suas dívidas junto aos credores ao mesmo tempo em que está mais cuidadoso em assumir novos compromissos.

Segundo a Serasa, fatores como desemprego, elevadas taxas de juros e queda da renda deixa o consumidor cauteloso. Assim, ele prioriza a reorganização de suas contas e busca não acumular dívidas imediatamente. Com isso, fica habilitado a fazer futuras contratações de crédito.