Número de telefone não mudará com transferência em 2009

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de março de 2007 as 22:03, por: cdb

Os clientes da telefonia fixa e celular poderão trocar suas operadoras e manter o mesmo número do telefone a partir de março de 2009, segundo decisão tomada nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No entanto, a transferência será permitida em algumas localidades, para testes, dentro de 15 meses.

A transferência do número só será permitida dentro da mesma área de registro, caracterizadas pelos prefixos no caso da telefonia móvel. Para os telefones fixos, deverá ser observada a área local, ou seja, no mesmo município, ou municípios com continuidade urbana.

Não haverá limite para o número de vezes que o cliente poderá mudar de operadora, mas toda vez em que ele fizer isso poderá ser cobrada uma taxa para os telefones celulares, cujo valor máximo será definido pela Anatel no futuro.

Para a telefonia fixa, continuará a ser cobrada uma taxa para mudança de endereço, como é feito atualmente, mas não poderão ser cobrados valores extras para manter o mesmo número. Atualmente, o valor para transferência do telefone por mudança de endereço é de cerca de R$ 50,00 e ocorre dentro da mesma operadora. Para mudar de empresa e manter o mesmo número, não podem ser cobradas tarifas na telefonia fixa.