Número de mortes chega a 80 em inundação na Indonésia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de novembro de 2003 as 15:59, por: cdb

Equipes de resgate ainda estão procurando sobreviventes de uma enchente que já deixou ao menos 80 mortos na ilha indonésia de Sumatra. A enchente foi causada por chuvas torrenciais que atingiram uma área turística perto da capital do norte de Sumatra, Medan.

O número de vítimas pode ser ainda maior, já que mais de 100 pessoas estão desaparecidas.
Oficiais disseram que o intenso desmatamento na região pode ter piorado a intensidade da enchente.

As inundações começaram no domingo, quando um rio transbordou, depois de vários dias de chuvas fortes. A estação de chuvas no país normalmente começa em novembro e vai até abril.

Destruição

A enchente praticamente destruiu a vila de Bukit Lawang. A região é popular entre turistas que fazem trilhas pelo parque nacional de Gunung Leuser e visitam uma famosa reserva de orangotangos.

Várias pousadas foram levadas pela força da água. Os povoados foram cobertos por camadas de lama, debaixo das quais acredita-se que as pessoas desaparecidas possam ser encontradas.
“Analisando as condições agora, a possibilidade de encontrar alguém vivo é muito pequena”, disse Aman Depari, da equipe de resgate.

Vítimas

Cinco turistas – duas alemãs de 20 e 26 anos, um homem de Cingapura de 63 anos, um holandês e um austríaco, ambos de 30 anos – estão entre os mortos.

Nur Rahma, 35, viu três de seus filhos, com idade entre 18 meses e seis anos, serem levados pela enchente. “Eu ainda tenho esperanças de que meus filhos estejam vivos”, disse ela.

Um dos sobreviventes, que se identificou apenas como Hendri, disse que viu seus pais se afogando. “Eu só sobrevivi porque os vizinhos me puxaram para fora do rio.”