Novos agentes de trânsito e fiscais de transportes recebem treinamento do Corpo de Bombeiros de Cotia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 12:47, por: cdb

Análise de vítimas. Identificação de traumas. Imobilizações. Convulsões. Essas são algumas das Noções Básicas de Primeiros Socorros que os 15 novos agentes de trânsito, e 8 fiscais de transportes estão sendo treinados pela Corporação do Corpo de Bombeiros de Cotia, para auxiliar nos primeiros atendimentos nos locais de acidentes de trânsito.

Na maioria das vezes, os agentes de fiscalização são os primeiros a chegar aos locais dos acidentes e, além de isolarem a área, pouco pode fazer durante a espera pela equipe de resgate. Na tentativa de que esses profissionais sejam capazes de realizar os cuidados iniciais das vítimas é que a Prefeitura de Cotia, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRANS)- e Departamento de Trânsito (Demutran), decidiu juntamente com o Corpo de Bombeiros, capacitar os novos agentes que deverão iniciar suas atividades em abril.

Foram 20 horas de curso, durante três dias. Na tarde desta quinta-feira (1º/3), será realizado o encerramento com direito a batizado, tradicional banho de mangueira. As aulas foram ministradas pelo Soldado Valmir e Tenente Lipi. “Com esse curso, eles estarão aptos a estabilizar a situação das vítimas, até a chegada de socorro médico especializado. É um trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Eles também foram orientados para auxiliar na retirada da vítima”, disse o Tenente.

O secretário de Transportes e Trânsito, Claudio Olores, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse é o primeiro grupo a ser capacitado pelo Corpo de Bombeiros e receber as Noções de Primeiros Socorros. Nosso objetivo é levar essas orientações para os agentes que já estão atuando nas ruas. Constantemente nos deparamos com situações onde não sabemos o que fazer. Com essa parceria esperamos que eles auxiliem o SAMU e o Corpo de Bombeiros no socorro às vítimas”.

Além das aulas teóricas, os agentes puderam colocar em prática o aprendido. Bases diferentes de lesões e imobilizações foram montadas. O Tenente Lipi, também apresentou os materiais de pronto atendimento.

O diretor do Demutran, Paulo Vicente, acompanhou os agentes nos três dias de curso e ressaltou a responsabilidade. “É extremamente importante que eles entendam o compromisso que eles têm com a população. Os agentes precisam estar comprometidos para ir às ruas com um talão de multas na mão”, diz.

O diretor da Defesa Civil Brandão, também levou sua equipe para participar das aulas. Todos receberão certificado do Corpo de Bombeiros.