NOVO SOFTWARE GARANTE PRECISÃO E SEGURANÇA DE DADOS DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 19:36, por: cdb

27/02/2012 | 22:04

NOVO SOFTWARE GARANTE PRECISÃO E SEGURANÇA DE DADOS DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Secretário Nacional de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, está na Capital para apresentar sistema à equipe do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia

O serviço do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM) ganha a partir deste ano reforço de novo software. Trata-se do Sistema Previdênciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev), uma ferramenta criada pelo Ministério da Previdência Social (MPS) que ajudará os gestores estaduais e municipais de previdência a ter um banco de dados de beneficiários e também coibir fraudes. Além da realização do censo previdenciário, o sistema permitirá a criação de um único banco de dados com informações cadastrais, previdenciárias, financeiras e emissão de relatórios para verificação de registros dos beneficiários.
O sistema que foi apresentado nesta segunda-feira ao presidente do IPSM, Lauro Belchior, e aos servidores do órgão pelo secretário Nacional de Políticas de Previdência Social do MPS, Leonardo Rolim, por representantes do ministério, pelo diretor do departamente dos Regimes Próprios de Previdência Social, Otoni Gonçalves, e pela coordenadora de Bancos de Dados, Nancy Abadia de Andrande. Em suma, o software funciona como um programa de gestão de informações referentes a servidores públicos ativos, inativos, aposentados, pensionistas e dependentes que estão cadastrados junto à União, Estados, Distrito Federal e Municípios e que possuem Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). 
“Dados como informações básicas dos beneficiários, seja ele servidor ativo ou inativo, pensionista ou dependente; informações previdênciárias como vínculos funcionais, tempo de contribuição, histórico funcional e as informações financeiras com os valores de contribuições previdênciárias e benefícios recebidos, estarão todos registrados no Siprev, que auxiliará ainda para que o gestor emita relatórios como todos esses dados e terá a possibilidade de confrontar com as informações repassadas pelos beneficiários”, explica Leonardo Rolim.
De acordo com o secretário Nacional de Previdência Social, mais de 300 munícipios brasileiros já aderiram ao novo sistema. “O programa é simples e atende todo e qualquer município, independente do número de habitantes. A preocupação primordial é coibir possíveis fraudes”. Leonardo explica ainda que a disponibilização e treinamento do software são gratuitos e oferecidos pelo Ministério da Previdência Social. 
“O sistema é disponibilizado no portal software público e mantido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) que garante a modernização constatnte do sistema”, ressalta Leonardo. O presidente do IPSM disse que vê com bons olhos a iniciativa do Ministério da Previdência Social. “O Siprev permitirá a criação do banco de dados com informações de relevância dos beneficiários do município de Goiânia, além de ser uma importante ferramenta que auxiliará no censo previdenciário. E, o melhor, vamos poder emitir relatórios que permitirão o cruzamento de dados com o RPPS.
Lauro Belchior relatou também, que com o Siprev, a Previdência terá como fiscalizar o trabalho do IPSM. “O gestor terá uma ferramenta para auxiliar as ações do órgão de previdência. Esse sistema vem para somar. Por isso, Goiânia também se integrará ao novo software.”