Rio: Novo secretário estadual do turismo promete revolução no setor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 as 11:50, por: cdb
"Vamos dar um novo foco para o turismo no estado, uma verdadeira revolução, aproveitando o momento oportuno", disse Ázaro
"Vamos dar um novo foco para o turismo no estado, uma verdadeira revolução, aproveitando o momento oportuno", disse Ázaro

O novo secretário estadual do Turismo, Ronald Ázaro, promete uma revolução no setor em todo o estado do Rio de Janeiro. Após comandar a pasta de Trabalho e Renda, Ázaro acaba de receber do governador Sérgio Cabral um novo desafio no qual, garante, irá ter os mesmos méritos que levou o estado a bater recordes históricos de geração de empregos formais e qualificar profissionalmente cerca de 50 mil novos trabalhadores.

– Fui convidado pela minha ampla experiência no setor e pelos resultados que trouxemos para o estado, no quesito emprego, renda e capacitação profissional. Vamos dar um novo foco para o turismo no estado, uma verdadeira revolução, aproveitando o momento oportuno, propiciado pelo governo Sérgio Cabral, no combate à violência e na reestruturação do modelo de segurança -, destacou.

Segundo o novo secretário, o principal objetivo é estabelecer a qualidade do serviço público aos turistas nos portos, aeroportos e rodoviárias, além de suporte e total apoio aos empresários do setor. Entre as propostas iniciais, estão a implantação de agências de turismo em todo o estado, estimulando o turismo regional e fornecendo informações para os visitantes, e um projeto amplo de capacitação de mão de obra, englobando as principais ocupações do setor.

– A idéia é capacitar para o setor com recursos próprios e através de parcerias com o setor público e o privado. Profissionais qualificados, bilíngues, oferecendo informações para os turistas em todas as áreas. Outro projeto é desenvolver linhas de crédito tanto para o turista quanto para os empresários, a fim de investirem em reformas e ampliações de hotéis e pousadas -, salientou.

Pós-graduado em Engenharia Econômica, Ronald Ázaro comandou a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda desde 2008, levando o estado a bater recorde de empregos, alcançando a marca de 32 mil novos postos de trabalho formais em novembro de 2010; índice que levou, pela primeira vez, o Rio de Janeiro a superar São Paulo. Além disso, implementou projetos pioneiros de qualificação profissional como o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) e o Cidadão Olímpico.