Novo programa de coleta seletiva é lançado oficialmente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 13:55, por: cdb

Nesta segunda-feira (23), ocorreu na praça Santa Isabel o lançamento oficial do programa Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que visa mudar o modelo da coleta seletiva no município. Os moradores devem depositar seu lixo seco (plástico, vidro, papelão, metal, etc) em containers colocados nos PEVs – escolas municipais, estaduais, órgãos públicos e nas praças Santa Isabel e Matriz –; e a coleta será feita pela empresa J.C. Lopes, contratada através de processo licitatório. O material será encaminhado para um centro de reciclagem, no bairro Estalagem, gerando, assim, trabalho e renda para o município.

Cada PEV terá um container, e caso a demanda de um posto aumente, será instalado outro container no local. A coleta será feita por dois caminhões, que irão percorrer todo o município recolhendo o material depositado nos pontos de entrega. A nova fórmula de coleta seletiva entrou em vigor nesta terça-feira (24). Além do recolhimento do lixo, a empresa J.C. Lopes é responsável por desenvolver uma campanha de conscientização popular sobre a importância da reciclagem.

A coleta passará nas escolas e órgãos públicos dos bairros do município de acordo com o seguinte cronograma: na segunda-feira, os caminhões de coleta estarão na Viamópolis, Santa Isabel e Jarí; na terça-feira, nos bairros São Tomé, Florescente, Augustas e Cecília; na quarta-feira, na Santo Onofre, São Lucas e Querência; na quinta-feira, nos bairros Centro, Krahe, Viamar, Fiúza, Elza, Estalagem e Tarumã; na sexta-feira, nas regiões Passo d’Areia, Itapuã e Capororoca; e no sábado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Terceirização do serviço visa melhor qualidade e baixo custo

Para o secretário de Obras e Viação, Marcos Nor, a nova fórmula de coleta do município tem uma grande preocupação com o meio ambiente. “Em novembro, a Prefeitura fez uma reestruturação da coleta seletiva, com a formulação do projeto dos PEVs. O nosso objetivo é preservar o meio ambiente e, além disso, valorizar os profissionais de reciclagem do município”, disse.

O novo sistema de coleta está compatível com as finanças do município – é o que afirma o prefeito Alex Boscaini. Segundo Boscaini, “percebemos que o sistema de coleta de lixo do município deveria mudar, em grande parte devido ao alto custo do serviço. Então, estudamos outras fórmulas de coleta e montamos esse projeto. Terceirizando o serviço, temos um trabalho de qualidade e que se encaixa nas nossas possibilidades financeiras”, explica. O prefeito encerrou ressaltando que o êxito do projeto está diretamente relacionado com o envolvimento de todos: prefeitura, empresa e a população.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor da empresa J.C. Lopes, José Cláudio Lopes, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Lucia Noronha, o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardoso, e os diretores-gerais de Cultura e Esporte, Adão Pretto Filho, e de Obras e Viação, Marcos Nor.

Texto: Guilherme Not

Fotos: Markus Vargas

####