Novo premier francês anuncia equipe nesta quarta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de março de 2004 as 03:01, por: cdb

Jean-Pierre Raffarin, confirmado como primeiro-ministro pelo presidente francês, Jacques Chirac, apresentará sua nova equipe de governo nesta quarta-feira, três dias depois da derrota da direita nas eleições regionais.

Raffarin promoveu diversas reuniões na terça-feira, para formar uma equipe que incluirá várias mudanças, mas que manterá suas principais figuras.

O atual ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, é o favorito para dirigir o ministério da Economia e Finanças. Sarkozy seria substituído pelo atual chanceler francês, Dominique de Villepin. Entre os ministros que provavelmente deixarão o governo estão Francis Mer (Economia), Jean-François Mattéi (Saúde) e Luc Ferry (Educação).

A confirmação de Raffarin como primeiro-ministro provocou uma onda de críticas da esquerda. Na opinião do líder do Partido Socialista François Hollande, o presidente Chirac ‘corre o risco de agravar a crise de confiança com relação ao Executivo, e de avivar as tensões sociais’.

A esquerda conseguiu resultados históricos no domingo passado, ao conquistar o governo em 22 regiões francesas. Juntos, os socialistas, os verdes e os comunistas obtiveram 50,35% dos votos, enquanto a direita obteve um magro 36,88%. A extrema-direita somou 12,38% dos votos.