Novo modelo de certidões está no Diário Oficial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 as 09:05, por: cdb

Brasília – O Diário Oficial da União publica hoje (6) o novo modelo de certidões de nascimento, casamento e óbito. O documento, que começou a ser impresso ontem (5), será emitido em papel especial, com marca d’água e outros itens de segurança, como por exemplo, a palavra “autêntico” estampada ao fundo, que será visível apenas sob lâmpada ultravioleta.

O papel será fornecido pela Casa da Moeda com a finalidade de evitar fraudes e falsificações. Os 1,2 mil cartórios de registro civil do país deverão receber computadores e cursos de capacitação para os funcionários, a partir de fevereiro.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Justiça, a Secretaria de Direitos Humanos e a Casa da Moeda do Brasil. O projeto vai permitir mais segurança por parte dos órgãos de controle e também evitar falsificações.

Edição: Talita Cavalcante

Leia também:

Nordeste será a primeira região a emitir certidões padronizadas Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas a partir de hoje A partir de amanhã certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas