Novembro registra 251 ocorrências devido ao período de chuvas em Juiz de Fora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de novembro de 2012 as 18:14, por: cdb

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012, atualizada às 17h50

Novembro registra 251 ocorrências devido ao período de chuvas em Juiz de Fora

Nathália Carvalho
Repórter

Com a chegada do período chuvoso, registrado principalmente aos finais de tarde em Juiz de Fora, a cidade já registra 251 ocorrências apenas no mês de novembro, conforme dados da Defesa Civil. As áreas mais atingidas são as regiões Norte e Sul (ver mapas).

Durante a última quarta-feira, 28 de novembro, uma forte chuva que chegou na cidade entre às 16h e 17h, aliada a ventos de até 77 Km/h, provocou cinco ocorrências atendidas pela Defesa Civil. Durante o período, foram registrados 30 milímetros de precipitação em um único dia, quando a média esperada para o mês inteiro era de 191 milímetros. Ou seja, em pouco mais de uma hora choveu cerca de 16% do previsto para novembro.

Juiz de Fora deve registrar várias pancadas de chuva durante a semana Previsão aponta tempo nublado até quarta-feira em JF Após tumulto no Ceresp, oito detentos ficam feridos

Entre as principais ocorrências da quarta, destacam-se orientação técnica, que demanda 60% dos atendimentos, e ameaça e escorregamento de talude. Além disso, foram registradas trincas e infiltrações em pisos e lages de algumas residências. Nenhum problema de maior gravidade foi detectado pelo órgão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, embora tenha chovido mais do que o esperado, não foi registrado nenhum chamado que seja relacionado com as chuvas. Foi informado que houve auxílio do departamento na retirada de algumas árvores como forma de apoio, mas não houve danos. Já a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou, por meio de sua assessoria, ter havido queda de poste e algumas árvores, algo que não remete a ocorrências relevantes. Todos os casos foram considerados pontuais para o período de chuvas.

Todo o mês

Segundo a Defesa Civil, das 251 ocorrências registradas em todo o mês de novembro, foram 65 na região Norte, 61 na Sul, 37 na Leste, 31 na Nordeste, 29 na Sudeste, 16 na Oeste e 12 no Centro. Desses números, 105 atendimentos foram de orientações técnicas, seguido por 35 de ameaças e 31 de trincas em paredes.

Previsão do tempo

Os dias devem permanecer parcialmente nublados em Juiz de Fora até o próximo domingo, 1º de dezembro, com possibilidades de chuvas fracas ao final do dia. A informação é do meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, Adelmo Correia. “O sol deve aparecer em alguns períodos do dia e, na sexta e no sábado, a previsão é de que as temperaturas subam”, explica. No domingo, há grandes chances de chuva forte ao final da tarde. As temperaturas devem variar entre 18º C a mínima, e 31º C a máxima, durante o período.