Novelas vivem num mundo diferente do nosso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 25 de junho de 2012 as 07:39, por: cdb
Flávio Ricco
Matheus Nachtergaele gravou o “Todo Seu” na semana passada

Novela tem coisas engraçadas. Verifica-se, por parte de seus autores, que mesmo podendo se utilizar de determinadas prerrogativas, existe a preocupação de se aproximar cada vez mais da realidade.

Alguns, se valendo da experiência de muitos anos, atingem este objetivo com facilidade, outros nem tanto, embora a maioria deles ainda não revele se importar com certos detalhes, bastante importantes do lado de cá. A segurança, entre eles.

É impossível lembrar quantas foram as vezes que as personagens da Débora Bloch e Camila Morgado já invadiram o apartamento da Carolina Ferraz em “Avenida Brasil”. Sempre passaram pelo porteiro do prédio e jamais foram anunciadas pelo interfone. Ao contrário, entram sem bater e nunca encontraram a porta fechada. Nas últimas duas semanas isso aconteceu, por baixo, quatro ou cinco vezes. Chave, por exemplo, é uma palavra que não existe.

Nos tempos de agora, no Rio, São Paulo ou qualquer outro grande centro, ninguém mais facilita desse jeito. O perigo mora ao lado. O mundo que vivem as novelas com toda certeza não é o nosso.

TV Tudo

Primeira notícia

Ainda no dia de hoje, a alta direção da Rede TV! deve bater o martelo e anunciar a mudança definitiva do “Saturday Night Live” – a exibição do programa inédito – para as noites de sábado.

A apresentação de uma reprise, neste último fim de semana, já serviu como teste.

Segunda notícia

O contrato da Hebe Camargo com a Rede TV! termina em dezembro. Até agora, como aqui já foi dito, ninguém conversou sobre renovação.

O fato diferente é que Silvio Santos teria revelado a amigos muito próximos o seu desejo de ter a apresentadora de volta no SBT.

Jogando no lixo

Novela é um brinquedo caro. Dificilmente o custo de um capítulo sair por menos de 250 ou 300 mil reais.

Para a direção da Record, ao que parece, isso é só um detalhe. Na quinta-feira, a exibição de “Máscaras” se iniciou por volta da meia-noite. Uma pena.

Pertinente

Os mais observadores, levando em consideração os primeiros capítulos de “Gabriela” exibidos na última semana, notaram semelhanças no tipo composto pelo Antonio Fagundes para o Coronel Ramiro Bastos com o falecido senador baiano, Antonio Carlos Magalhães.

Só o jeito de falar está um pouquinho diferente.

Aniversário – 1

No dia 28, quinta-feira agora, a Record – Rio Grande do Sul completa 5 anos. Antes era TV Guaíba.

Uma festa vai acontecer no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O diretor Fábio Tucilho vai recepcionar vários convidados, entre eles Celso Freitas, Fabiana Scaranzi, Marcos Humel, Renata Dominguez, Gugu e Ana Hickmann.

Aniversário – 2

O “Agora é Tarde”, do Danilo Gentili, na Band, também chega ao seu primeiro aniversário na quinta-feira e um programa especial está sendo armado para a ocasião.

Entre outras surpresas, um vetê vai simular como seria o “Agora é Tarde” na antiguidade. Volta no tempo.

Troca de comando

Américo Martins, superintendente de Esporte e Jornalismo da Rede TV!, saiu de férias na última sexta-feira.

Durante a sua ausência, Asdrubal Figueiró vai tocar os trabalhos dos dois departamentos.

Tática perigosa

A Record agora está deixando para os 46 minutos do segundo tempo a renovação dos contratos de artistas e até mesmo dos seus diretores. Nunca foi assim.

Tal insegurança está levando algumas pessoas a iniciar negociações com outras emissoras.

Reality de beleza

Começaram as gravações do reality “Desafio da Beleza”, que estreia em agosto no GNT.

Trata-se de uma competição envolvendo 12 maquiadores amadores. Apresentação de Fernanda Tavares, Marina Dias e Fernando Torquatto.

Barrados no baile

No segmento televisão, apenas os programas “Conexão Repórter””e “Domingo Legal” terão acesso à festa de aniversário da Lívia Andrade, nesta segunda-feira, em um bufê infantil da capital paulista. Todo o elenco da novela “Carrossel” estará presente, além de apresentadores da casa. Mas só do SBT.

Isto significa que “Pânico”, “TV Fama” e outros do gênero não serão recebidos.

Todo Seu

Matheus Nachtergaele gravou o “Todo Seu” na semana passada, falando do seu começo no teatro e o trabalho que vem desempenho nos tempos atuais, na televisão e no cinema. Vai quinta-feira ao ar.

Bate – Rebate

· A data do debate para o primeiro turno na TV Gazeta, está pré-agendado para o dia 24 de setembro, uma segunda-feira. A mediadora será Maria Lydia

· O encontro entre os políticos será realizado no teatro da Fundação Cásper Líbero, com capacidade para 320 convidados.

· Mesmo em se tratando de um evento da Record, o “SBT Repórter” de hoje mostra os preparativos dos atletas brasileiros para a Olimpíada. Apresentação de César Filho.

· Os atores Iran Malfitano e Iran Rocha, além dos garotos Henrique Ramiro e João Vitor Silva, também estão confirmados no elenco de “José – De Escravo a Governador”, na Record.

· O diretor Alexandre Avancini divulgou na semana passada nomes de vários atores que não passaram nos testes para integrar o elenco da minissérie.

· Esse pessoal fica, agora, na expectativa de um convite para a nova novela da emissora, escrita por Gisele Joras.

· O programa “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, só neste ano, contabilizando todas as suas apresentações, ficou 2h18 em primeiro lugar.

· O SBT está providenciando a troca das suas ilhas de edição do departamento de jornalismo. Não era sem tempo.

· ”A galope”, mostrando a relação entre os brasileiros e equinos, é a nova série de reportagens do “Jornal da Band”, a partir de hoje.

· Sob o comando de Paulo Leal, a Rede TV! está reformulando o seu departamento de vendas.

C´est fini

“A Fátima que você conhece, de um jeito que você nunca viu” – este é o conceito da campanha publicitária do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, que estreia na manhã desta segunda-feira, na Globo.

O anúncio começou a ser veiculado ontem.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Esta coluna conta com a colaboração de Jose Nery