Nove pessoas morrem em avalanche no Peru

Arquivado em:
Publicado Quarta, 15 de Outubro de 2003 às 16:52, por: CdB

O até agora único sobrevivente de uma avalanche de neve na terça-feira na montanha peruana Huandoy, relatou nesta quarta-feira que nove pessoas de uma mesma família ficaram sepultadas pelo desmoronamento.

Andrés Bonilla narrou sua odisséia a jornalistas desde o hospital central de Yungay, cidade do departamento de Ancash, 500 quilômetros ao norte de Lima, onde foi internado com contusões diversas.

Ele disse que estava afastado do grupo principal quando aconteceu a avalancha e que foi arrastado uns 100 metros. Bonilla assinalou que as nove pessoas que ficaram sepultadas pelo desmoronamento quando desciam do maciço andino, de 5,6 mil metros, são membros de uma mesma família, que extraem gelo da montanha para depois comercializá-lo na venda de refrescos.

Por sua vez, o comandante David Pérez, chefe da unidade de salvamento de Alta Montanha da Polícia Nacional em Yungay, informou que as vítimas estão sepultadas em uma fenda a 60 metros de profundidade.

Assinalou que se trata de um local de difícil acesso e que não se localizou nenhum dos corpos, embora na operação de busca e resgate se utilizem instrumentos para a detecção de pessoas e de objetos sepultados.

As primeiras informações sobre a avalancha de neve davam conta que, pelo menos, umas quinze pessoas ficaram sepultadas e dadas por desaparecidas quando se encontravam a cerca de 200 metros da abertura.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo