Novatos da seleção dão vitória ao Brasil contra Gana

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Setembro de 2011 às 15:20, por: CdB

Leandro Damião marcou o único gol do Brasil, após um passe certeiro de Fernandinho

Dois novatos da seleção - Fernandinho e Leandro Damião - ajudaram o Brasil a conquistar nesta segunda-feira a sua primeira vitória desde a eliminação na Copa América, em julho.

Em amistoso disputado em Londres, a seleção brasileira bateu Gana por 1 a 0, com gol de Leandro Damião, que pela primeira vez começou uma partida como titular na seleção principal e também anotou o seu primeiro gol pelo time.

O passe foi dado por Fernandinho, que como Damião fazia apenas a sua segunda partida pela seleção.

Damião está na relação dos jogadores que foram convocados por Mano Menezes logo após o amistoso, nesta segunda-feira, para a partida contra a Argentina, no próximo dia 14, na cidade de Córdoba. Apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro estão na lista.

Ganso machucado

Sob pressão diante de maus resultados, como a eliminação da Copa América e uma derrota por 3 a 2 para a Alemanha em um amistoso em agosto, o técnico Mano Menezes precisava da vitória, para responder a alguns críticos que já pediam a sua demissão.

O Brasil entrou em campo com uma mistura de novatos e veteranos. Na defesa, estavam Julio Cesar, Daniel Alves, Lucio, Thiago Silva e Marcelo. Com exceção do último, todos estiveram na última Copa.

"É maravilhoso jogar com ele (Ronaldinho), ele é um craque. Fez toda a diferença."

Neymar, atacante

O meio campo foi formado por Lucas Leiva, Fernandinho e Ganso. O ataque - com Ronaldinho, Neymar e Leandro Damião - atuou junto pela primeira vez.

A tarefa brasileira parecia facilitada antes mesmo da partida por Gana, que jogou sem alguns de seus astros, como Michael Essien, Kevin Prince Boateng e Asamoah Gyan.

No entanto, foi Gana que começou melhor, criando jogadas de perigo e dois escanteios sucessivos logo nos primeiros minutos.

Ainda no começo da partida, o Brasil perdeu Paulo Henrique Ganso, que se lesionou. O jogador, que foi substituído por Elias, foi avaliado pelo departamento médico e não estará em condições de enfrentar a Argentina no próximo compromisso da seleção.

Aos poucos, o Brasil foi encontrando mais espaços, com tabelas rápidas do sistema ofensivo - formado majoritariamente por jogadores que atuam no futebol brasileiro.

Aos 17 minutos, Eias, Neymar e Ronaldinho trocaram passes e deixaram Leandro Damião de frente para o gol.

Aos 26 minutos, após belo passe de Neymar, Leandro Damião acertou o gol de Gana encobrindo o goleiro. No entanto, o gol foi anulado por impedimento, já que Damião estava poucos centímetros à frente do zagueiro.

Ronaldinho fez sua segunda aparição sob o comando de Mano Menezes e foi elogiado

Protestos

O Brasil já havia conseguido dominar a partida quando aos 33 minutos Gana teve o lateral Daniel Opare expulso, após um lance polêmico envolvendo o zagueiro Lúcio.

Opare atingiu Lúcio quando a bola estava próxima à área brasileira. No entanto, os jogadores de Gana protestaram muito, e a torcida africana passou a vaiar o zagueiro do Brasil cada vez que ele tocava na bola.

A partir da expulsão, Gana recuou. Aos 44 minutos, o Brasil finalmente conseguiu marcar. Sozinho no ataque, Leandro Damião começou a se movimentar entre os zagueiros e pediu a bola para Fernandinho, que acertou um passe certeiro, deixando o centroavante brasileiro de frente para o goleiro. Damião chutou no canto direito do goleiro Kwarasey.

Ronaldinho

No segundo tempo, Gana praticamente não chegou no gol brasileiro, e foi a vez de Ronaldinho Gaúcho aparecer.

"Ronaldinho está melhor atleticamente. É possível ver isso. Em função dessa melhora, ele conseguiu fazer valer a superioridade técnica. Ele deixou uma imagem final boa, porque os seus últimos minutos foram melhores. Tem que ser assim daqui para frente."

Mano Menezes, técnico

O jogador do Flamengo, que já foi um dos principais astros da seleção brasileira na década passada, fez sua segunda aparição sob o comando de Mano Menezes. Nos minutos finais, Ronaldinho quase marcou em duas ocasiões, mas foi impedido pelo jovem goleiro Kwarasey, que fazia apenas a sua segunda partida por Gana.

Ronaldinho foi elogiado pelos companheiros Leandro Damião e Neymar após o jogo.

"É maravilhoso jogar com ele, ele é um craque. Fez toda a diferença", disse Neymar. Já Damião disse que realizou "um sonho".

Mano Menezes também se disse satisfeito com Ronaldinho, e deu a entender que o jogador será presença constante nas próximas convocações.

"Ele está melhor atleticamente. É possível ver isso. Em função dessa melhora, ele conseguiu fazer valer a superioridade técnica", disse Mano. "Ele deixou uma imagem final boa, porque os seus últimos minutos foram melhores. Tem que ser assim daqui para frente."

Londres 2012

Mano anunciou a lista dos 24 jogadores que enfrentarão a Argentina no próximo dia 14. Foram convocados Bruno Cortez (Botafogo), Casemiro (São Paulo), Cícero (São Paulo), Danilo (Santos), Dedé (Vasco), Fábio (Cruzeiro), Fred (Fluminense), Henrique (Palmeiras), Jefferson (Botafogo), Kleber (Inter), Leandro Damião (Inter), Lucas (São Paulo), Mario Fernandes (Grêmio), Neymar (Santos), Oscar (Inter), Paulinho (Corinthans), Rafael (Santos), Ralf (Corinthians), Renato Abreu (Flamengo), Rever (Atlético-MG), Rhodolfo (São Paulo), Rômulo (Vasco), Ronaldinho (Flamengo) e Thiago Neves (Flamengo).

Noves destes jogadores têm idade olímpica e poderiam, em tese, estar nos Jogos de Londres de 2012.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo