Nova reunião ministerial para Coréias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de julho de 2003 as 04:15, por: cdb

As duas Coréias realizarão na próxima semana a décima-primeira reunião ministerial em Seul, informou, nesta quarta-feira, oficialmente o ministério de Unificação.

O encontro acontecerá como foi acertado na última reunião de abril entre ministros da Coréia do Sul e da Coréia do Norte, e faz parte do processo de aproximação e melhora de relações na península, dividida em dois países de regimes políticos opostos no final da II Guerra Mundial. Segundo fontes ministeriais, a reunião começará na capital Seul em 9 de julho e durará quatro dias.

Acredita-se que a ocasião servirá para discutir as relações políticas e econômicas, assim como os problemas do programa nuclear norte-coreano que disparou a tensão nesta península desde que Pyongyang reconheceu no final do ano passado que manteve em segredo um programa atômico com fins militares.

A reunião será a décima-primeira desde que foi acertado manter os encontros ministeriais na única cúpula dos líderes dos dois países em meio século, que aconteceu em Pyongyang no verão de 2000 entre o presidente sul-coreano Kim Dae Jung e o líder nortista Kim Jong Il.