Nova regra para concessão de crédito exige curso de capacitação para microempreendedor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 09:59, por: cdb

Nova regra para concessão de crédito exige curso de capacitação para microempreendedor

A partir de agora, as pessoas que precisarem de microcrédito para incrementar seu negócio deverão passar por curso de capacitação para consegui-lo. O objetivo da norma é reduzir a mortalidade e a inadimplência dos negócios, treinando os empreendedores com noções sobre técnicas de compras e vendas e a legislação do Microempreendedor Individual.

A partir de agora, todas as pessoas que precisarem de microcrédito para incrementar seu negócio deverão passar por curso de capacitação para consegui-lo. A medida vale tanto para os novos microempreendedores quanto para aqueles que quiserem renovar o crédito.  O objetivo da norma é reduzir a mortalidade e a inadimplência dos negócios, treinando os empreendedores no controle do seu dinheiro, abordando temas como os cuidados com o caixa, com as contas a pagar e a receber, a prática desse fluxo de caixa, noções sobre técnicas de compras e vendas e a legislação do MEI-Microempreendedor Individual. “A Lei nº 11.110, sobre o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo e Orientado estabelece essa regra, por isso, o banco São Paulo Confia passou a exigir, sem exceção, que todos os clientes participem do curso básico de empreendedorismo, o qual oferecemos por meio de nossa Academia de Microfinanças, gratuitamente, em algumas de nossas unidades”, explica o presidente do Conselho de Administração do São Paulo Confia, Hugo Duarte.

 

Segundo Duarte, a procura pelos cursos tem sido grande, o que levou o banco a instalar salas de aula, também, em subprefeituras, além de fazer convênios com escolas para ampliar a oferta de vagas, de acordo com a necessidade. “Desde janeiro, já capacitamos cerca de 550 microempreendedores na cidade de São Paulo”, destaca.

 

O curso está dividido em quatro módulos de três horas cada um, totalizando 12 horas distribuídas em quatro dias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer uma das 24 unidades do São Paulo Confia (www.saopauloconfia.org.br). Para participar, o interessado precisa ser maior de 18 anos e querer iniciar um negócio ou já ser um microempreendedor. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado da Academia de Microfinanças do São Paulo Confia e um kit do Sebrae.

 

Os cursos acontecem nos períodos da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (das 14h às 17h), nas seguintes unidades do São Paulo Confia:

 

Zona Norte: Unidade Brasilândia

Av. Dep. Cantídio Sampaio, 623

 

Zona Sul: Unidade Interlagos

Av. Interlagos, 6122

 

Zona Oeste: Unidade Butantã

Rua Desembargador Homero Pinto, 105

 

Zona Leste: Unidade Itaim Paulista

Rua Celso Barbosa Lima, 333

 

Centro: Sede Administrativa

Av. Brig. Luís Antonio, 277 – 2º andar