Nova fábrica na Bahia vai gerar 10 mil empregos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de outubro de 2003 as 16:37, por: cdb

O vice-CEO da Stora Enso, Björn Hägglund, participou nes ta sexta-feira da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da Veracel que será instalada em Eunápolis, no sul na Bahia. Anunciada em maio último, através de uma parceria com a Aracruz, a nova fábrica contará com investimentos de aproximadamente US$ 1,25 bilhão para a produção de celulose branqueada de eucalipto.

A Stora Enso é a maior produtora de papel e celulose do mundo, com capacidade para produção anual de aproximadamente 15 milhões de toneladas de papel e derivados. O início da operação da nova fábrica está previsto para o segundo semestre de 2005. Toda sua produção, estimada em 900 mil toneladas/ano, será destinada ao mercado internacional, gerando receitas anuais de aproximadamente US$ 500 milhões.

“As dimensões do empreendimento que iniciamos hoje são um exemplo indiscutível do lugar de destaque que o Brasil ocupa na lista de prioridades da Stora Enso”, explicou Björn Hägglund.

Instalada em uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, a Veracel será a maior fábrica de celulose branqueada de eucalipto do mundo em uma só unidade de produção, com capacidade para criar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.